Ufersa se prepara para cooperação técnica com a NASA

Gestão, Internacionalização, Pesquisa 26 de novembro de 2021. Visualizações: 929. Última modificação: 27/11/2021 14:59:00

Comitiva da Ufersa foi recebida pelo presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Augusto Teixeira de Moura/Foto: Cedida

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido poderá em breve firmar acordo de cooperação técnica com a NASA. A proposta foi discutida na manhã desta sexta-feira, 26, numa reunião na Agência Espacial Brasileira (AEB) na presença do presidente da AEB, Carlos Augusto Teixeira de Moura.

Segundo a reitora da Ufersa, professora Ludimilla Oliveira, a ideia é que a Universidade atue numa frente de pesquisa numa ação conjunta com a NASA, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e a Universidade Mackenzie. “É mais um passo importante para a internacionalização da Ufersa com o envolvimento dos nossos pesquisadores que atuam na área da astrofísica”, adiantou a reitora.

As pesquisas serão voltadas para a área da geodesia que é a ciência que estuda a forma e as dimensões do planeta Terra, a posição sobre sua superfície e a modelagem do campo de gravidade, gerando informações importantes que implicam diretamente no setor produtivo, bem como em outras áreas de interesse da sociedade.

Outra frente será a participação da Ufersa na utilização de informações e aplicação delas por nono satélites por meio da Constelação Catarina. A constelação dá apoio ao desenvolvimento do agronegócio entre outros setores. A reitora adiantou que o próximo passo será uma visita dos pesquisadores da Agência Nacional Brasileira para conhecer a realidade e o corpo técnico da Universidade. “É uma frente de internacionalização, um avanço importante para o ensino e a qualificação dos futuros engenheiros que serão formados pela Ufersa, impactando em todas as áreas do conhecimento da nossa universidade”, resumiu a reitora Ludimilla Oliveira.