Dia Nacional da EaD é comemorado neste sábado

EAD 26 de novembro de 2021. Visualizações: 668. Última modificação: 26/11/2021 10:08:34

Com quatro cursos de licenciatura na modalidade a distância: Computação, Física, Química e Matemática, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, por meio do Núcleo de Educação a Distância, celebra neste sábado, 27, o Dia Nacional da EaD. “A data é representativa quando o Ministério da Educação tem planos de expandir o ensino a distância nas universidades públicas do país”, adianta a pró-reitora de graduação e a coordenadora no NEaD/Ufersa, professora Kátia Cilene. Atualmente, a Ufersa atua com oito polos distribuídos nos municípios de Angicos, Caraúbas, Pau dos Ferros, Grossos, Luiz Gomes, Guamaré, Natal e, São Gonçalo do Amarante.

Para a professora Kátia Cilene o ensino a distância contribui com o processo de interiorização do Ensino Superior, possibilitando o acesso de jovens e adultos dos lugares mais remotos. “Além dessa vantagem temos a flexibilização do tempo, permitindo ao aluno organizar seus estudos no horário que melhor lhe convier, ajustado ao seu horário de trabalho, por exemplo, e o desenvolvimento da autonomia e da proatividade dos alunos, competências cada vez mais requeridas no mundo do trabalho”, garante a professora.

Professora Kátia Ciilene, pró-reitora de graduação e coordenadora do Nead/Ufersa/Foto: Assecom

A oferta de vagas para o ensino a distância na Ufersa não acontece de regular, semestral ou anualmente, como nos cursos presenciais, pois depende dos editais da Capes. Mas as vagas para os próximos 4 anos já poderão ser pactuadas no edital que será lançado agora em dezembro. “Celebrar essa data é muito importante, porque a oferta de cursos a distância no ensino superior é uma realidade e precisamos contribuir para sua valorização e consolidação como uma modalidade de ensino capaz de promover mudanças/melhorias na vida das pessoas”. afirmou Katia Cilene.

O ingresso nos cursos EaD se dá através do Exame Nacional do Ensino Médio ou da Plataforma Freire. O diploma tem a mesma validade do que os emitidos nos cursos presenciais tem o reconhecimento do MEC e tem validade em todo o território nacional.

Recentemente, lembra a professora Kátia Cilene, o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/Mec), Wagner Vilas Boas de Souza, anunciou que o MEC vai formular plano para expansão do ensino a distância (EAD) nas universidades públicas. A meta é expandir a educação superior para 50% dos alunos com idade entre 18 e 24 anos. A taxa atual é de 37,4%, de acordo com dados do Censo Nacional da Educação Superior de 2019.