Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Especialização gratuita prepara médicos de todo o país para serem preceptores

Estudante, Processos Seletivos, Sem categoria 17 de novembro de 2021. Visualizações: 1210. Última modificação: 17/11/2021 11:28:22

 A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS) informa que estão abertas as inscrições para o processo seletivo de candidatos interessados no curso gratuito de “Especialização em Preceptoria de Residência Médica” no âmbito do Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde. São 400 vagas ofertadas pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), unidade que integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

As inscrições estão abertas desde o dia 04 de novembro e seguem até às 16h (horário de Brasília) do dia 30 de novembro de 2021. Serão selecionados profissionais médicos que comprovem o exercício de atividade de preceptoria, supervisão ou coordenação, em Programas de Residência Médica, credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) atuantes no sistema público ou privado sem fins lucrativo.  Para participar, basta acessar o ambiente virtual de aprendizagem e fazer o cadastro, simples e rápido:

https://proadi.eadhaoc.org.br/mod/url/view.php?id=20936

Saiba mais sobre o curso:

– O curso é composto de quatro módulos tele presenciais (aulas remotas com características de educação a distância), que deverão ser concluídos no prazo mínimo de 12 meses e máximo de 24 meses. O início está previsto para 20 de janeiro de 2022.

– Módulo 1 – Metodologias de ensino no ambiente de trabalho; Disciplina: Avaliação cognitiva e psicomotora de residentes; Objetivos educacionais do residente.

– Módulo 2 – Habilidades relacionais na assistência; Elaboração de currículos para residências; Preceptor como pesquisador.

– Módulo 3 – Habilidades relacionais no ensino; Avaliação atitudinal de residentes; Ensino baseado em projetos.

– Módulo 4 – Metodologias de ensino em ambientes teóricos; Educação Continuada e Comunidades de práticas; Preceptor como facilitador de pesquisa.

– A carga horária total do curso é de 360 horas, sendo 223 horas de atividades síncronas (60%) e 137 horas de atividades assíncronas (40%).

– Devido a situação de pandemia, com restrição da mobilidade, não acontecerá encontro presencial no curso, enquanto vigorar a legislação que autoriza e orienta o ensino superior a adaptar as atividades presenciais.