Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Cursos de Regularização Fundiária Urbana estão com inscrições abertas

Extensão 4 de novembro de 2021. Visualizações: 1714. Última modificação: 04/11/2021 15:18:41

A partir desta segunda-feira (01), servidores públicos, advogados, arquitetos, engenheiros, assistentes sociais, registradores de imóveis e outros profissionais que atuam em projetos de regularização fundiária urbana podem se inscrever em diversos cursos de Regularização Fundiária Urbana (Reurb) na modalidade à distância. Os cursos são uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Regional em parceria com a Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA com objetivo de atualizar e capacitar as equipes que atuam na Reurb em todo o país. Os conteúdos serão ofertados pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão Acesso à Terra Urbanizada, da UFERSA.

Conteúdo Inédito para aprofundamento do aprendizado

O curso Cadastro Social na Reurb traz um conteúdo inédito sobre um tema que é essencial nos processos de Reurb: o trabalho social, que perpassa todo o processo de regularização e é um dos principais elementos para o seu sucesso. Este curso terá início em 8 de novembro e contará com o apoio de tutores especialistas no tema.

Esse conteúdo faz parte de uma nova fase do projeto de capacitação, voltado a complementar o aprendizado de quem iniciou os estudos nas turmas ofertadas no início do ano e quer continuar se aprofundando na temática.

Por essa razão, são destinados principalmente para aqueles alunos que concluíram os módulos anteriores do curso, ou que, pela sua própria vivência, já têm familiaridade com o tema.

Os interessados em participar podem fazer a inscrição acessando terraurbanizada.com e clicando no banner do curso ou clicando AQUI.

Nova oportunidade para os módulos iniciais

Já para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de participar das turmas anteriores, estão abertas novas inscrições para os módulos básicos do curso, no modelo autoinstrucional.

Cada módulo terá a duração de 20h/aula, distribuídas em videoaulas, cadernos técnicos, guias, fluxos e vídeos animados para auxiliar o participante a compreender o conteúdo de forma dinâmica. Além disso, haverá suporte técnico para dúvidas sobre a plataforma e outras demandas que envolvem a modalidade EAD. Ao final, o participante receberá certificados dos cursos individuais.

Mais de duas mil pessoas já obtiveram certificação no conteúdo em 2021. Agora os conteúdos estão novamente à disposição de forma mais dinâmica, flexível e com mais informações.

LISTA DE CURSOS EAD DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA:

Curso com conteúdo inédito:

Cadastro Social na Reurb

Formato: Curso com tutoria

Data de início: 08 de novembro

 Cursos com novas inscrições:

– Introdução à Regularização Fundiária Urbana

– Procedimentos de Regularização Fundiária Urbana

– Instrumentos de Regularização Fundiária Urbana

– Registro da Reurb

– Projetos e Minutas de Lei sobre Reurb

Formato: Curso autoinstrucional

Data: nos cursos da modalidade de autoinstrução, não há data fixa e cada aluno pode ditar o seu ritmo, podendo se inscrever em outro, assim que terminar

Próximos temas a serem ofertados: A expectativa é que em breve, sejam lançados outros cursos com temas que tratam da Regularização Fundiária Urbana, trazendo questões sobre programas, legislação, experiências práticas e peculiaridades da Reurb no Brasil. Fique ligado!