Emoção marca encontro de monitores com ex-alunos de Paulo Freire em Angicos

Ensino, Eventos 30 de outubro de 2021. Visualizações: 725. Última modificação: 02/11/2021 21:06:53

Diretora do campus Angicos, Jacimara Vilar, abre Sessão solene em homenagem aos monitores das 40 Horas que contou com a presença dos professores Marcos Guerra e Valquíria Félix e, dos ex-alunos Freireanos/Foto: Cedida

Ainda dentro das comemorações pelo Centenário de Paulo Freire, ocorrido no último 19 de setembro, o Campus Angicos, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em parceria com 8ª Regional de Educação, promoveram nessa sexta-feira, 29, sessão solene em homenagem aos monitores das 40 Horas, projeto pioneiro do pedagogo Paulo Freire, desenvolvido em 1963, na cidade de Angicos.

Solenidade marcou abertura do Memoria Paulo Freire/Foto: Cedida

O Encontro aconteceu na sede do Memorial Paulo Freire: Centro de Formação e Cultura, com sede na Ufersa, com a presença de ex-alunos freireanos. “Uma grande alegria abrir as portas do Memorial para receber os alunos de Paulo Freire numa justa homenagem aos monitores das 40 Horas de Angicos, por todo o êxito que representou esse projeto”, considerou a diretora do Campus Angicos, professora Jacimara Vilar.

Ratificando as palavras da diretora, a professora Elaine Lucena Sobral Dantas, do curso de Pedagogia da Ufersa e coordenadora do Memorial Paulo Freire, a homenagem tem um valor muito simbólico ao iniciar as atividades do espaço homenageando os monitores e os ex-alunos Freireanos, representando “a união de forças, a junção de mãos, para tornar vivo e potente o espaço formativo inspirado nos princípios Freireanos”. Ainda segundo a professora Elaine Dantas, a abertura do Memorial Paulo Freire “constitui mais um marco na política de superação do analfabetismo no Rio Grande do norte”, discursou.

“Muito forte estar aqui”. Valquíria Félix/Foto: Cedida

Sem conter a emoção, a ex-monitora Valquíria Félix, na época estudante de direito, falou sobre os inúmeros aprendizados adquiridos há quase seis décadas quando ela participou das 40 Horas de Angicos. “Hoje, respirar de novo esse ar que respirei ainda jovem, me transporta para aquela época, me reencontro com aquela menina, que ao lado de outros jovens idealistas, formamos um grupo com muita homogeneidade de sentimento e intensão”, pontuou.

Ao olhar para os alunos, a professora Valquíria disse identificar alguns rostos o que a faz levar para o passado distante. “Reencontro com a minha memória já um pouco gasta, mas tendo vivido aquele momento com tanto sentimento, a recordação me vem com muito mais precisão, é muito forte estar aqui”, confessou.

Para a ex-monitora das 40 Horas de Angicos, todo o resultado obtido foi acoplado com uma metodologia inovadora, partindo do conhecimento, da cultura e do diálogo. Para ela, o que ficou muito marcado dessa pedagogia foi o elo amoroso entre os companheiros de trabalho e os educandos. Citando Paulo Freire, a professora lembrou que “o ato de ensinar tem que ser prazeroso”.

Solenidade foi transmitida pelo telão e pelo canal Youtube/Foto: Cedida

Valquíria acredita que a sabedoria transmitida por Paulo Freire tem que ser reverenciada com entusiasmo como acontece no mundo inteiro. “Angicos, com Paulo Freire, construiu um método de alfabetização. São momentos de grande aprendizado com boas recordações. A minha homenagem compartilho com todos vocês”, finalizou. A professora também deixou a mensagem das ex-monitoras Dilma e Valdinete que por motivo de saúde não marcaram presença na solenidade.

Encerrada a sessão solene, as homenagens tiveram continuidade no lançamento da Política de Superação do Analfabetismo do Rio Grande do Norte, pelo Governo na Escola Estadual José Rufino. O Estado ainda tem 3% da sua população analfabeta o que corresponde a cerca de 400 mil pessoas. Confira AQUI o Documentário 40 Horas na Memória que retrata a experiência de Paulo Freire em Angicos.

Encontro aconteceu na sede do Memorial Paulo Freire, no Campus Angicos, com a presença de ex-alunos Freireanos das 40 Horas/Foto: Cedida