Dia do Servidor: uma universidade construída a muitas mãos

Servidor 27 de outubro de 2021. Visualizações: 772. Última modificação: 27/10/2021 17:46:14

Reitora com os mais recentes servidores empossados/Foto: Arquivo Assecom

Chegamos a mais um 28 de outubro com muitos motivos para celebrar o Dia do Servidor Público na Universidade Federal Rural do Semi-Árido. A instituição é composta atualmente por um corpo profissional de 700 docentes, na sua grande maioria em nível de doutorado, que já somam 556; e ainda o suporte administrativo por parte dos 532 Técnicos-Administrativos em Educação – TAE’s, somando, assim, o total de 1.256 profissionais efetivos na ativa no Campus Sede, em Mossoró, e nos campi de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros.

Esse montante merece destaque pelo rápido crescimento dado pela Instituição em aumentar seu quadro profissional na última década. Em 2011, éramos 646 servidores, sendo 305 técnicos-administrativos e 341 docentes efetivos. De professores, 306 já possuíam doutoramento.

No atual cenário, merece destaque o perfil especializado entre os profissionais técnicos administrativos na execução das atividades, que se ramificam nas mais variadas áreas de formação. Até o mês de setembro deste ano, a instituição dispunha de 199 técnicos com grau de especialização, 175 com Mestrado e 35 com titulação de doutoramento. O destaque na formação dos profissionais também se verifica na ocupação de cargos de gestão. Entre o primeiro e segundo escalão administrativo, 46 estão sob o comando dos TAE’s.

Ufersa conta com 646 servidores/Foto: Arquivo Assecom

Eles(as) estão na liderança de seis Pró-Reitorias, a saber: Pró-Reitora de Administração, Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Pró-Reitor Adjunto de Gestão de Pessoas, Pró-Reitor Adjunto de Administração e Pró-Reitora Adjunta de Planejamento, além de Superintendência, chefias de órgãos de assessoramento, comissões, unidades suplementares, diretorias, divisões e coordenações.

Nas palavras do Analista de TI João Phellipe de Freitas Pintos, titular na SUTIC: “ser servidor, como o próprio nome diz, é servir, é estar pronto para a batalha!”. Ele destaca a contribuição dos TAE’s para o funcionamento da Universidade. “Os TAEs da Ufersa são um dos pilares de sustentação do que é a universidade, com papéis distintos de cada área e únicos em cada ser humano, insubstituível em seu valor, com uma miríade de incontáveis aptidões”.

Parte das servidoras da Biblioteca Orlando Teixeira/Foto: Arquivo Assecom

O desempenho dessas atividades exige comprometimento e compromisso com os com pilares da administração pública, sobretudo na prestação de qualidade dos serviços ao cidadão. João Phellipe pontua alguns desses valores e sua importância para a educação. “Com valores como honestidade, bondade, disciplina e ética, os servidores desta renomada instituição, pavimentam, constroem e dão suporte a uma das mais nobres atividades da humanidade, a educação”, diz.

O resultado deste trabalho prestado pela Ufersa à sociedade passa diretamente pela qualidade e melhorias na formação e ambientação de trabalho aos servidores, como assim destaca a Raiane Mousinho Fernandes Borges Palhano Galvão, pró-reitora de Gestão de Pessoas. “A institucionalização e, por conseguinte, a implementação de políticas e estratégias de gestão da Ufersa estão intrinsecamente vinculadas às ações e valorização dos nossos(as) servidores(as), atores fundamentais nestes objetivos de interesse público”.

Raiane Mousinho, servidora técnica na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas/Foto: Arquivo Assecom

Para ela, o empenho individual, assim como o trabalho em equipe dos docentes e TAE´S são aspectos primordiais ao cumprimento eficaz e eficiente do serviço público que a Universidade almeja. “Uma categoria não é capaz, apartada da outra, de edificar a excelência, bem como é inquestionável a importância das diretrizes prescritas no Plano de Desenvolvimento Institucional, sendo este a ferramenta institucional que torna mensurável o planejamento estratégico, podendo ser simplesmente descrito como “olhar institucional” para determinado período”, defende Mousinho.

Nesse período de Pandemia em decorrência da Covid-19, a união e dedicação dos nossos foi exemplo de resiliência, uma vez que todos os setores se desdobraram e se reinventaram para não paralisar as atividades e dar continuidade aos serviços prestados aos alunos e à comunidade em geral. De certa maneira, a resiliência destes quase dois anos ilustra a declaração de Mousinho ao evidenciar a importância da trajetória da nossa instituição: “Sem a visão de onde queremos chegar, não teremos como trilhar nosso caminho. E, existindo o caminho, precisamos fazê-lo juntos, compreendendo a importância de cada um(a) nesse processo harmônico”, finaliza ela.