Ufersa acolhe estrangeiros e lança Guia do Estudante Internacional

Estudante, Internacionalização 13 de outubro de 2021. Visualizações: 926. Última modificação: 13/10/2021 15:41:45

Acolhimento aos novos estudantes estrangeiros da Ufersa aconteceu no formato remoto/Foto: Cedida

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido, por meio da Assessoria de Relações Internacionais (Ari) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, promoveu um encontro de acolhida de cinco novos estudantes internacionais do Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (Paec). Além da equipe da ARI, estiveram presentes, a reitora, Professora Ludimilla Oliveira e, os Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, Professor Glauber Nunes e, a professora, Liz Carolina Assis.

O grupo de estudantes, que iniciou seu programa de estudos em modalidade remota no início do mês de agosto, é a segunda turma do Paec na Ufersa e deverá chegar a Mossoró entre os meses de novembro de 2021 e janeiro de 2022. Para a chegada dos discentes, oriundos da Colômbia, Honduras, Nicarágua e Peru, serão cumpridos todos os protocolos sanitários necessários.

O Paec é considerado o maior programa de bolsas de toda a história da Organização dos estados Americanos – OEA – e representa uma das mais importantes iniciativas de cooperação regional no âmbito educacional para o desenvolvimento da América Latina e do Caribe.

Para oferecer as principais informações que os estudantes precisarão antes mesmo de chegar ao Brasil e durante sua estadia no país e na Ufersa, a Assessoria de Relações Internacionais desenvolveu o Guia do estudante Internacional, disponível também na página da Assessoria. “Por meio de ações como essas, a Ari satisfaz suas competências regimentais de induzir e consolidar a internacionalização na Ufersa, promovendo a mobilidade internacional e apoiando discentes de instituições estrangeiras”, afirmou a professora Kátia Gramacho, assessora de relações internacionais da Universidade.

“A vinda dos estudantes estrangeiros vem reforçar a diversidade e a internacionalização na UFERSA, pelo intercâmbio científico e cultural e a integração da Universidade com países e instituições da América Latina”,  acrescentou a professora Kátia Gramacho.