11 Pesquisadores da Ufersa estão na lista dos melhores da América Latina

Internacionalização, Pesquisa 30 de setembro de 2021. Visualizações: 1576. Última modificação: 01/10/2021 10:36:42

A Alper-Doger Scientific Index 2021 divulgou lista dos 10.000 pesquisadores mais influentes da América Latina (AL) e dos BRICS em todas as áreas da Ciência. O sistema foi criado pelos Professores Dr. Murat Alper e Dr. Cihan Doger que utilizaram as informações dos índices Index-i10 e os valores das citações no Google Scholar relacionadas ao histórico total acadêmico dos pesquisadores e às suas publicações nos últimos cinco anos. Ao contrário de outros sistemas que avaliam periódicos e universidades, o AD Scientific Index avalia, especialmente, a produção científica individual dos pesquisadores. Além disso, o índice ordena as instituições com base nas características dos seus cientistas.

Nessa primeira versão do índice AD (2021), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido aparece com 11 pesquisadores na lista da América Latina, ocupando a posição 110; dentre os quais, cinco figuram na lista dos BRICS, tendo a Ufersa a posição institucional 286 no ranking.

Dr. Alexandre Rodrigues, ficou na melhor classificação entre os pesquisadores da Ufersa/Foto: Cedida

Os pesquisadores listados no índice AD 2021, em ordem decrescente, foram os seguintes: Alexandre Rodrigues Silva, Moacir Franco de Oliveira, Antônio Ronaldo Gomes Garcia, Daniel Valadão da Silva,  John Lennon Nunes de Souza, Jael Soares Batista, Francisco Bezerra Neto, Joaquim Odilon Pereira, Vander Mendonça, Glauber Henrique de Sousa Nunes e Salvador Barros Torres.

Professor Glauber Nunes, da Proppg

Segundo o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Ufersa, o professor Glauber Nunes, o resultado do índice AD 2021 é importante porque aumenta a visibilidade da Universidade. “Coloca a Ufersa no Mapa das instituições que contribuem com o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação na América Latina e Brics, valoriza e incentiva os nossos pesquisadores e mostra a importância da pós-graduação para a instituição”, comentou. O pró-reitor Glauber Nunes é um dos nomes citados na lista.

O professor Glauber Nunes ressalta que 10 dos nomes listados contemplam docentes de Programas de Pós-graduação que têm realizado ciência de alto nível e formado recursos humanos qualificados nos graduação, mestrado e doutorado.