Ufersa inicia reabertura gradual e segura da Biblioteca Orlando Teixeira

Ensino, Estudante, Gestão 22 de setembro de 2021. Visualizações: 974. Última modificação: 22/09/2021 17:38:23

Com a aprovação do Comitê de Biossegurança, o segundo piso já está completamente equipado para receber os estudantes/Foto: Rachel Amorim

Aos poucos, de forma gradual e segura, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido começa a retomar as atividades presenciais. Nesta quarta-feira, 22, a instituição reabriu o segundo piso da Biblioteca Orlando Teixeira, no Campus Sede, em Mossoró. Após quase um ano e meio funcionando, sobretudo, no formato online, a biblioteca abriu as portas das salas de estudo para a comunidade acadêmica e público externo, respeitando todos os protocolos de biossegurança sanitária.

De acordo com Vanessa Christiane, diretora do Sistema de Bibliotecas da Ufersa, o espaço deixou de ser aberto ao público de forma presencial a partir do dia 17 de março de 2020. No decorrer desse período, o atendimento online foi reforçado através do Portal da Ufersa. Serviços já existentes foram mais bem explorados e outros tiveram que ser criados para dar suporte aos alunos mesmo à distância.

Espaço conta com pontos de álcool em gel/Foto: Rachel Amorim

O retorno da biblioteca irá se restringir apenas ao primeiro andar do prédio, onde funcionam os salões e cabines de estudo. “De segunda a sexta, das 7h da manhã às 22h da noite ininterruptamente nós teremos local para estudo. No entanto, material para estudo não há empréstimo presencial ainda”, explicou Vanessa. Dessa forma, a maior parte dos serviços continuará sendo ofertado de forma online.

Com a aprovação do Comitê de Biossegurança, o segundo piso já está completamente equipado para receber os estudantes. Além de ser bem arejado, o espaço conta com pontos de álcool em gel, mesas com lugares reduzidos apenas para uma pessoa, exigência de máscara e placas sinalizadoras. A biblioteca também terá o apoio dos servidores de segurança da Ufersa, através de rondas, para se certificar de que as regras estão sendo cumpridas.

De acordo com Vanessa Christiane, a reabertura acontece apenas no Campus-Sede em Mossoró. “Esse é o único campus que a gente tem estes espaços que não precisam de servidores. (…) Além disso, é o único local que tem esse espaço independente de entrada, sem ter que abrir a unidade e nós temos um espaço amplo e aberto sem precisar de ar-condicionado”, justifica.