Dia da Árvore é comemorado com caminhada na Ufersa

Extensão, Meio Ambiente 21 de setembro de 2021. Visualizações: 480. Última modificação: 21/09/2021 11:33:56

Organização do evento seguiu todos os protocolos de biossegurança sanitária reduzindo o número de pessoas/Foto: Rachel Amorim

O Setor de Mudas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido realizou na manhã de hoje, 21, a Caminhada Sustentável da Saúde e do Meio Ambiente. O evento, que aconteceu no Campus Central da Ufersa, foi uma comemoração alusiva ao Dia da Árvore, e teve como objetivo promover a interação com o meio ambiente e proporcionar saúde mental e física aos participantes.

De acordo com Giorgio Mendes, coordenador do Setor de Mudas, a iniciativa partiu da vontade do setor de relacionar a saúde com o meio ambiente, especialmente no mês de setembro, em que a sociedade se dedica a discutir saúde mental. “Caminhar num ambiente arborizado, climatizado, rico em oxigênio, faz com que a gente repense sobre a natureza para poder conservá-la”, disse.

A ação foi marcada por várias atividades, começando com uma recepção musical das crianças do Núcleo de Arte e Cultura da Ufersa que entoaram no violão sucessos do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. O palhaço Chumbinho também marcou presença no evento, animando a caminhada e divertindo as crianças com muito humor.

Um café da manhã com frutas foi oferecido aos participantes/Foto: Rachel Amorim

Além disso, os convidados puderam levar mudas nativas e frutíferas, tomar café da manhã à base de frutas e cuidar da saúde física com os estudantes do curso de Medicina. Eles deram todo o apoio ao evento, com aferição da pressão arterial e teste glicêmico. “A importância disso é promover uma melhor qualidade da prática esportiva e evitar intercorrências”, explicou Izael Brasilino, um dos voluntários.

A organização do evento seguiu todos os protocolos de biossegurança sanitária, reduzindo o número de convidados limitados apenas para os servidores da Ufersa, embora a pretensão fosse abrir para o público em geral. “Nós preferimos fazer dentro da universidade, sabendo que a maioria das pessoas já estão vacinadas, um grupo reduzido, para evitar aglomerações e realizar um evento seguro para quem está participando e para a população como um todo”, explicou Giorgio Mendes.

Atendimentos de aferição da pressão arterial e teste glicêmico/Foto: Rachel Amorim

Para a professora Ludmila Oliveira, reitora da Ufersa, ações como esta não servem apenas para sensibilizar, mas também incentivam as pessoas a cuidar do meio ambiente, plantando árvores e preservando a vida. “A sustentabilidade ambiental não é somente uma discussão, mas uma necessidade e uma realidade para se ter uma vida saudável”, considerou a reitora.

A ação com certeza agradou os presentes. Diana Lunardi faz parte do corpo docente da Ufersa e soube do evento por meio de divulgação nas redes sociais. Ela ficou muito satisfeita com o evento e frisou a importância da data. “O Dia da Árvore é muito importante, não só para os adultos como para as crianças têm um significado muito importante”.

O Setor de Mudas pretende que a ação seja um evento anual, estreitando cada vez mais os laços da instituição com a sociedade. “Esse evento vem a somar com as ações da universidade, as ações de prestação de serviço e fazer com que a nossa cidade, o nosso ambiente seja mais arborizado”, finalizou Giorgio.