Novos equipamentos para as engenharias do Campus Caraúbas

Ensino, Gestão 20 de setembro de 2021. Visualizações: 795. Última modificação: 20/09/2021 14:27:46

Novos equipamentos vão melhorar o ensino das três engenharias existentes no Campus Caraúbas, na Região do Médio Oeste Potiguar/Foto: Eduardo Mendonça

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido investiu quase meio milhão de reais (R$ 482.990,00) na compra de equipamentos para os cursos de Engenharia do Campus Caraúbas, com a aquisição de um microscópio metalográfico invertido trinocular (R$ 203 mil) e uma máquina universal de ensaios (R$ 279.990,00). Esta era uma demanda de mais de 8 anos que foi atendida por meio do esforço em conjunto das equipes das pró-reitorias de administração e planejamento, juntamente com a direção do Campus.

Prof. Jackson Simões/Foto: Cedida

Segundo o professor Jackson Simões, chefe do Departamento de Engenharias, a compra representa o compromisso da gestão para com a qualidade do ensino oferecido em Caraúbas. “Agradeço a gestão, na pessoa da reitora Ludimilla Oliveira, como também a gestão do Campus Caraúbas, a professora Simone Rocha, pela disponibilidade de ouvir e proatividade no resolver as demandas”, afirmou o professor.

Ainda segundo Jackson Simões, desde a abertura dos cursos de engenharias no campus Caraúbas, em maio de 2013, a falta de equipamentos básicos para o bom funcionamento dos projetos políticos pedagógicos dos três cursos, sempre foi um gargalo. “A aquisição desses equipamentos colocará o curso de Engenharia Mecânica num patamar igualitário aos principais cursos do Nordeste”, adiantou. Os equipamentos servirão ainda de apoio aos demais cursos de tecnologia presente no campus agregando muito as atividades práticas no âmbito de ensino, pesquisa e extensão.

Profa. Simone Rocha, Diretora do Campus Caraúbas/Foto: Cedida

Tanto o Microscópico Ótico, quanto a Máquina de Ensaios Universal, são equipamentos de extrema importância para que os discentes consigam associar os conhecimentos adquiridos em sala de aula com a prática. “Agora será possível mensurar propriedades mecânicas, montar diversos experimentos, aumentar o nível dos trabalhos de conclusão de curso, desenvolver pesquisas aplicada buscando desenvolver o potencial da região e inúmeros outros benefícios para toda comunidade acadêmica”, afirmou.

Para a diretora, professora Simone Rocha, os equipamentos chegam numa boa hora. “A cada aquisição de equipamentos, melhoria na estrutura física, chegada de pessoal a universidade cresce e nosso Campus ganha melhores condições de funcionamento com qualidade”, pontuou.

Segundo a professora Simone, a compra desses equipamentos, vitais para uma formação qualificada e ensino eficaz nas engenharias, há muito anos era esperada pelos professores das engenharias. “Consideramos um ganho exponencial para o Campus Caraúbas. Reconhecemos o esforço da Gestão pelo comprometimento e celeridade na resolução de um problema que se arrastou por tanto tempo”, finalizou.