Ufersa inicia Setembro Amarelo com homenagens e celebração da vida

Gestão, Saúde 3 de setembro de 2021. Visualizações: 1067. Última modificação: 03/09/2021 10:34:49

Com a proposta de celebrar a vida, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido adere a Campanha Setembro Amarelo. O objetivo é ressaltar o diálogo entre as famílias, colegas de trabalho e amigos. Com a pandemia da Covid-19 essa conversação se tornou ainda mais importante como alternativa para evitar e/ou amenizar estados depressivos.  “É necessário que toda a comunidade acadêmica tome conhecimento dos serviços de psicologia disponibilizados pela Universidade”, ressalta a reitora Ludimilla Oliveira. Os servidores técnico-administrativos e docentes podem agendar os atendimentos na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. Já o público discente na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.

A professora acredita que a Campanha vai mais além de um alerta para o problema. “É fundamental que busquemos a ajuda necessária para superar os problemas que são provações pontuais e que não vão durar por toda uma vida”, frisou a reitora.  O serviço de psicologia da Universidade tem como objetivo desenvolver ações de prevenção e promoção da saúde mental da comunidade acadêmica, possibilitando a criação de estratégias para lidar com as dificuldades pessoais, familiares, acadêmicas e profissionais. Os atendimentos buscam oferecer acolhimento a demandas pontuais com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos discentes.

HOMENAGEM – “Um jovem que teve uma vida intensa”. Assim descreveu Marcia Gadelha, mãe do estudante de direito da Ufersa, Kraus Ramon Gadellha Ferreira, ao receber homenagem In Memorian da Ufersa. O estudante faleceu no último mês de julho. “Ele sempre demonstrava estar bem, feliz, sem transparecer que passava por algum problema”, descreveu. Ela acredita que a pandemia da Covid-19 contribui para a atitude extrema do filho,  acrescentando que cursar Direito na Ufersa era uma das motivações do estudante que deveria Colar Grau no primeiro semestre de 2022.

Na ocasião, a professora Ludimilla Oliveira num reconhecimento da importância da Ufersa na vida do estudante, entregou a mãe dele, o histórico curricular e uma homenagem pelo desempenho no curso de Direito. “Achei muito relevante a inciativa da Universidade, pois estamos no mês de setembro, setembro amarelo. É fundamental reforçar aos pais a ter cuidado e dar atenção necessária a seus filhos. Prestar atenção nos sinais que eles dão, pois doenças psicológicas infelizmente deixam as pessoas muito vulneráveis. Eu sempre fui uma mãe presente na vida dos meus dois filhos em todos os momentos, mas acabou que eu não pude mais ter o controle , por que quando os filhos crescem, acabam fugindo do nosso controle, e por infelicidade do destino aconteceu o pior”, afirmo Marcia Gadelha.

Ao ser acolhida pela Universidade, a mãe que vivencia o luto ainda teve forças para deixar a sua mensagem: “Eu quero deixar um recado para essa geração jovem, que por mais difícil que esteja à sua vida, não permitam que se deixem levar por pensamentos negativos, busquem ajuda, mas jamais cometam um uma atitude dessas, porquê é muito difícil para nós, mãe, irmã, familiares que ficamos e o amamos muito, passar por um sofrimento desse. Pois só mente o Senhor para nos fortalecer de tamanha dor que nos deixa”, afirmou.

Durante todo o mês de setembro, o Portal da Ufersa ficará com a barra do menu principal na cor amarela e, nas redes sociais da instituição será desenvolvida a campanha “Diga sim para a vida”.