EdUFERSA participa da 3ª Feira Virtual das Editoras Universitárias

Eventos, Publicações 3 de setembro de 2021. Visualizações: 593. Última modificação: 03/09/2021 15:32:34

A EdUFERSA, Editora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, participa desde a quarta-feira, 01 de setembro, da  3ª Feira Virtual das Editoras Universitárias, organizada pela Associação Brasileiras das Editoras Universitárias (ABEU). A editora coloca em exposição algumas obras com acesso gratuito e outras com desconto. O evento, que segue até o dia 10 de setembro, congrega diversas Editoras Universitárias do âmbito público e privado. É o terceiro ano consecutivo que a Edufersa participa do evento dispondo de um stand virtual com obras publicadas pela mesma.

Segundo Mário Gaudêncio, bibliotecário da Ufersa e coordenador da Editora, o mundo está vivendo um novo momento no mercado editorial. “Precisamos compreender esse cenário como um fenômeno que pode se manifestar a nosso favor. O meio editorial está se reconectando e se ressignificado, para enfrentar os novos desafios que estão sendo lançados cotidianamente. Por isso, participar de uma Feira de Livros da magnitude e alcance da que é organizada pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), por um lado, significa amplificar a nossa inserção no mercado editorial de forma sólida, por outro, se permite aumentar a nossa rede de intercâmbio, dialogando com várias Editoras Universitárias, autores e o público consumidor. Adicionalmente, esse processo torna os autores na Ufersa mais conhecidos dentro do Circuito Livreiro nacional e internacional, fazendo que novas possibilidades de negócios possam ser gerados, seja de acesso aos conteúdos digitais, ou de comercialização aos materiais impressos”, ressalta o bibliotecário.

De acordo com Mário, se pensarmos a Editora como uma ferramenta estratégica de capitalização acadêmica para o processo de comunicação e divulgação científica, logo iremos compreender que o fazer editorial é algo necessário e relevante, que no nosso entender, consegue gerar benefícios substanciais, seja do ponto de vista qualitativo (obras publicadas) ou quantitativo (métricas informacionais). “Portanto, ao se fazer presente nesse espaço de convivência, temos a oportunidade de sermos uma Editora relevante no meio e na região semiárida. São espaços que precisamos estar inseridos e oportunamente contribuir de forma propositiva para melhorar a nossa inserção no mercado editorial, tendo sempre como horizonte basilar, um fenômeno conhecido como “Bibliodiversidade”, ou seja, de termos a capacidade de promover, ao mesmo, a Inclusão dos conhecimentos culturais de forma Democrática, Plural, Horizontal e Decolonial”, finalizou.

SOBRE A FEIRA – A 3ª Feira Virtual da Editoras Universitária ocorrerá no site: www.feirabeu.com.br. Inspirada em alguns eventos do mercado livreiro realizados virtualmente neste mesmo cenário, como a Feira do Livro de Bogotá, a ABEU criou um site que irá atuar como vitrine digital para as editoras anunciarem as obras que estão comercializando. Ao selecionar um livro, o leitor será direcionado ao site da editora ou livraria que vende o título, para poder finalizar a compra. Em outras palavras, o site da Feira funcionará como um hub para que o consumidor entre em contato com as obras oferecidas pelas associadas da ABEU.