AgroNordeste RN conta com apoio da Ufersa

Eventos, Gestão 2 de setembro de 2021. Visualizações: 513. Última modificação: 02/09/2021 14:32:00

Reitora da Ufersa Ludimilla Oliveira ratifica o apoio da Universidade aos produtores de frutas que compõem a cadeia produtiva no semiárido/Foto: Assecom

No que depender da Universidade Federal Rural do Semi-Árido as ações do setor produtivo do Rio Grande do Norte, bem como de toda a Região Nordeste, terão o apoio da Ufersa. A afirmação foi feita pela reitora, professora Ludimilla Oliveira, durante a abertura do Seminário AgroNordeste RN – Fortalecimento da Exportação de Frutas, que acontece nesta quinta-feira, 02, nos auditórios da Universidade. O Seminário reúne produtores do setor da fruticultura.

“A nossa gestão tem um caráter eminentemente voltado para a revitalização da área das agrárias e, o retorno do Coex para as dependências da Ufersa, será uma honra”, afirmou a professora. A professora também colocou os laboratórios de análises de solos da Universidade a disposição dos fruticultores. “Estamos firmando importantes convênios no setor da fruticultura, inclusive, com a Universidade de Ben-Gurion, em Israel, e com o ITA, com o compromisso de fazer valer o nome da nossa instituição”, afirmou.

Professora Ludimilla Oliveira, reitora da Ufersa/Foto:Assecom

A reitora explicou que a Ufersa deve ter o orgulho de ser uma universidade rural e, do semiárido. “É a nossa missão fazer um semiárido produtivo, pujante, um semiárido que tem o melhor solo e a melhor fruta do mundo. Apesar da escassez de água temos todas as condições para prosperar”, falou aos fruticultores, anunciando total apoio a Expofruit 2021, prevista para acontecer no próximo mês de novembro.

Ratificando as palavras da reitora, o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação professor Glauber Nunes, também anunciou o apoio ao setor produtivo de frutas. “A Ufersa estará aberta dando total apoio para o crescimento da agricultura do Rio Grande do Norte”, colocou. Na parceria da Ufersa com a Agência Espacial Brasileira a ideia é utilizar os dados de satélites em benefício da agricultura com informações detalhadas sobre o clima e recursos hídricos.

Para o gerente do SEBRAE em Mossoró, Paulo Miranda, o papel que a Ufersa vem desenvolvendo junto a sociedade é de grande importância. “O agronegócio é uma das prioridades por representar geração de emprego e renda refletindo na economia da região”, afirmou, exaltando o papel exercido pelo SEBRAE com consultorias, capacitações, eventos e missões para que os produtores possam conhecer boas práticas produtivas. “As ações de mercado com novas tecnologias e inovação têm sido o nosso direcionamento para os produtores numa tripla hélice onde estão o mercado, a academia e o poder público juntos para o fortalecimento do setor”, afirmou Paulo Miranda.

O superintendente federal do Ministério da Agricultura no RN, Roberto Papa, ao dar boas vindas aos produtores agradeceu o apoio dado pela a Ufersa para a realização do Seminário. “O AgroNordeste está muito preocupado com todos os setores que envolvem o semiárido”, afirmou, enfatizando a importância dos temas que serão debatidos durante todo o evento. Entre eles stão: Responsabilidades do exportador mo RASFF, Prevenção de incidentes microbiológicos, Boas práticas aduaneiras na exportação de frutas e, Certificação voluntária. Na parte da tarde, a partir das 14h, será apresentado o painel interativo: Exportação de frutas no RN reveses & resiliência.