Professores e pesquisador da Ufersa publicam livro sobre Estimação Estatística

Publicações 1 de setembro de 2021. Visualizações: 561. Última modificação: 01/09/2021 08:02:56

Capa do livro “Estimação Estatística”, escrito por professores e pesquisador da Ufersa, em coautoria com professor da UFSJ. Imagem: Cedida.

Os professores doutores Janilson Pinheiro de Assis, Roberto Pequeno de Sousa e Eudes de Almeida Cardoso e o pesquisador doutor Paulo César Ferreira Linhares, do Departamento de Ciências Agronômicas e Florestais (DCAF) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), em coautoria com o professor doutor Ben Dêivide de Oliveira Batista da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), publicaram no último dia 28 de agosto, pela Pantanal Editora, a obra intitulada “Estimação Estatística”. O livro está disponibilizado gratuitamente em forma de E-book por meio do link: https://www.editorapantanal.com.br/.

Segundo os autores, este livro apresenta uma importante ferramenta da inferência estatística, utilizada pelos pesquisadores em geral, e tendo como público-alvo estudantes de curso de graduação que desenvolvem atividades principalmente na área biológica, mas sem deixar de ser uma importante obra de apoio na área das ciências físicas, engenharias e sociais. No entanto, nada impede que outros pesquisadores ou técnicos de órgãos públicos e privados, de agências governamentais, bancos, escolas, etc. que utilizam com menor ou maior frequência a estimação intervalar nas suas atividades do dia a dia, possam se beneficiar desta obra.

Ainda de acordo com os autores, esta obra descreve minuciosamente os conteúdos e de forma clara e objetiva todos os conceitos, definições e propriedades dos estimadores, os procedimentos para a obtenção de estimadores amostrais justo, não viesado, não viciado ou não tendencioso, consistente ou coerente, eficiente e suficiente, além de técnicas para o dimensionamento amostral. Também aborda a teoria para proporcionar o manuseio dos fatores que influenciam a amplitude e confiança dos intervalos fiduciais e para a construção e interpretação de intervalos de confiança paramétricos para grandezas populacionais referentes à média, diferença entre médias, variância, razão entre variâncias, desvio padrão, proporção e diferença entre proporções, com diversos exercícios de aplicação práticos e formulários, bem como o uso de tabelas para facilitar o aprendizado e a compreensão deste assunto. Assim, o leitor terá facilidade na assimilação do conteúdo, pois os capítulos seguem uma ordem e sequência lógica e bem didática.

Os autores também ressaltam que no final do livro são expostas diversas situações práticas de pesquisa com dados experimentais, tabelas auxiliares, o alfabeto grego com todas as letras e pronuncia em português, formulários para dimensionamento amostral, bem como os principais tipos de intervalos de confiança numa tabela resumo. Além disso, também há uma lista de referências para o leitor interessado em se aprofundar mais no estudo da estatística indutiva ou analítica frequentista.