Valorização de pessoal com capacitação e aprendizado

Gestão, Servidor 27 de agosto de 2021. Visualizações: 589. Última modificação: 28/08/2021 10:49:49

A primeira turma de formação de gestores da Ufersa e a posse de professores e técnico-administrativos foram alguns avanços na área de gestão de pessoas/Foto: Assecom

Trabalhar com gestão de pessoas num contexto de pandemia é uma tarefa desafiadora quando a presença física é reduzida apenas ao essencial. “Tenho a plena convicção que nenhuma ação teria sido possíveis sem o engajamento da equipe da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, pois se não estivéssemos com o mesmo pensamento de valorizar nossos servidores, não teríamos conseguido diante do déficit de pessoal e o grande volume de demandas. Só uma equipe de profissionais talentosos e engajados é capaz de produzir os resultados que alcançamos”, considerou a titular da pasta Raiane Mousinho, ao reconhecer o trabalho da equipe da Progepe. “O desafio é que profissionais talentosos requerem líderes excelentes”, parafraseou a pró-reitora.

A Progepe trabalhou na redistribuição de códigos de vagas e na contratação de estagiários/Foto: Assecom

Os avanços foram muitos em um ano de trabalho. A primeira turma de formação de gestores, por exemplo, possibilitou a 60 servidores ocupantes de cargo de gestão (direção e função gratificada) a participar da capacitação oferecida pelo Instituto Brasileiro de Gestão Pública – IBEGESP.  “Um curso muito produtivo e desafiador, com muitas informações importantes e ministradas por profissionais altamente capacitados, tornando tudo muito mais leve e de fácil entendimento”, avaliou uma das participantes do curso.

A contratação de estagiários por meio de Edital de processo seletivo simplificado foi outra importante conquista no primeiro ano de gestão e que já se encontra em fase de contratação dos estudantes de ensino médio, graduação e pós-graduação para atuarem em diversos setores da Universidade.

A Progepe também trabalhou na redistribuição de códigos de vagas de cargos de extintos técnico-administrativos o que possibilitou a elaboração de um concurso público. Para escolher uma das ações estratégicas como “carro-chefe”, a pró-reitora aponta para o Projeto Dialogando com a Progepe.

“Uma iniciativa nossa de aproveitar o momento do trabalho remoto para nos aproximarmos dos nossos “clientes internos”, os colegas servidores, técnicos e docentes, trazendo temas relevantes e interessantes ao mesmo tempo, de forma a agregar conhecimento e promover o engajamento das pessoas”, pontuou Raiane Mousinho, acrescentando ser um projeto com a proposta “de mostrar aos servidores que eles podem contar com a gestão de pessoas da Universidade”.

Concursos acontecem com todas as normas de biossegurança contra a Covid-19/Foto: Assecom

PROCESSOS SELETIVOS – O primeiro ano da atual gestão também possibilitou a volta dos concursos públicos, sendo 5 no total – 3 para professores substitutos (concluídos) e 1 para professor efetivo e 1 para técnico-administrativos (em andamento). Também foram elaborados editais para o preenchimento das vagas ociosas de 2020 e 2021 dos cursos de graduação. “A pandemia trouxe com ela muitos desafios, além do trabalho, tivemos que nos adequar aos protocolos de biossegurança para a realizar as ações do Setor”, afirmar a presidente da Comissão de Processo Seletivos da Ufersa, Franceliza Monteiro.

A atualização do Regimento da CPPS com a sistematização das ações desenvolvidas pelo Setor é um ponto importante concretizado. Outra ação desafiadora está sendo a realização do concurso para técnico-administrativos com 3.002 candidatos inscritos e com as provas agendadas para o próximo mês de novembro.

“A CPPS é um setor de execução de editais. É um setor que necessita de atenção e de um diálogo aberto e constante com a Assessoria Jurídica da instituição, a Progepe e com a Procuradoria. Dessa forma, ao longo deste primeiro ano, além de estreitar a relação entre esses setores, busquei também organizar as ações, fazendo adequações nos editais e na própria forma de agir, oferecendo a todos os envolvidos em uma certame um atendimento humanizado, célere e agindo sempre de forma transparente, ética e íntegra”, pontuou Franceliza.