Atividades da Extensão aproximam universidade e comunidade

Extensão 27 de agosto de 2021. Visualizações: 1247. Última modificação: 27/08/2021 21:09:01

Projeto Horta nas Escolas

A Universidade vem intensificando seu trabalho e demandas junto à comunidade e, neste sentido, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura tem importante papel. Entre as principais ações desenvolvidas ao longo do último ano, destaque para a edição 2020 do Recital de Fim de Ano, uma programação do Núcleo de Arte e Cultura da Ufersa – NAC; e campanha solidária “Páscoa no Campo: faça uma criança mais feliz!”, que mobilizo toda a instituição.

Realizada no período de 08/03 a 01/04 deste ano, a campanha teve o objetivo de arrecadar caixas de chocolate para serem entregues a crianças com vulnerabilidade socioeconômica da zona rural de Mossoró. A meta foi atender as crianças da Escola Municipal Maurício de Oliveira, localizada na comunidade rural da MAISA e de uma comunidade rural de Pau dos Ferros. Ao todo, foram doadas 261 caixas de chocolate, dois ovos de Páscoa e duas cestas básicas.

Também a partir do NAC, o projeto “NAC em Cena: a importância da cultura para a nossa comunidade”, realizou no período de 03 a 08/05/202 atividades artísticas e de formação para o público em várias modalidades. Ainda diante do momento de pandemia e da necessidade de isolamento social, o evento aconteceu de forma integral pelos meios digitais.

Apresentação do NAC

Destaque foi a participação de pessoas do Brasil inteiro. Só as oficinas contaram com inscritos de mais de 20 estados. No balanço final, o I NAC em Cena contou com cerca de 400 inscritos nas oficinas e uma audiência total até o momento de mais de mil pessoas nas lives, que foram veiculadas no canal “Transmissão Ufersa”.

Os animais também receberam atenção especial por meio da programação do “Dia D dos Animais”, que levou atendimentos e orientações sobre cuidados com cães e gatos à população. Foram atendidos cerca de 170 animais e 40 exames foram feitos.

Entre janeiro e o início de agosto deste ano, forma ofertados 33 cursos e 82 eventos de extensão. Somente o Edital 005/2021 para Apoio à execução de projetos de extensão de combate e minimização dos efeitos da Covid-19 contemplou 9 projetos que estão desenvolvendo atividades em diversas áreas (computação, administração, saúde) para minimizar os impactos da Covid-19.

E o trabalho não para. Agora no mês de setembro deverá ser lançado um edital temático que fomentará ações de extensão para atuarem com as temáticas da agenda 2030 de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, o tema do edital é “Ecossistemas de inovação sustentável do Semiárido” e ainda um outro certame para fomentar a criação de novas Empresas Juniores e o desenvolvimento das empresas existentes na Ufersa.

O professor Paulo Gustavo, pró-reitor de Extensão e Cultura, destaca a importância do papel desempenhado pela PROEC. “A extensão proporciona o aprendizado de maneira prática, é o momento que os discentes interagem com a comunidade desenvolvendo o aprendizado adquirido em sala de aula. A extensão é o momento da junção da teoria com a prática. Os discentes ganham experiência na profissão escolhida enquanto prestam serviço a população, havendo assim, uma inserção social, além da geração de políticas públicas com qualidade. Para os próximos anos a PROEC visa apoiar o desenvolvimento e a difusão da extensão social, extensão tecnológica, do empreendedorismo e da inovação. Ser extensionista, é ser um agente transformador na vida das pessoas”.

Edufesa amplia atuação –  A Editora Universitária expande a sua linha editorial e suas áreas de operação. Atuando no mercado editorial de livros universitários, a Edufersa passou a trabalhar com literatura brasileira, anais de eventos, periódicos e documentos institucionais. Um exemplo é o Portal Atena que possibilitou reconfigurar o modelo com a implementação da recepção de originais em fluxo contínuo. A editora da Ufersa também protocolou a intenção de fazer parte da Rede Scielo Livros.

Do ponto de vista da gestão editorial, o bibliotecário Mário Gaudêncio, responsável pela Edufersa, adianta que a Edufersa iniciou um trabalho no sentido de automatizar as atividades editoriais e de monitoramento com o uso de softwares específicos tais como: Asana (Gestão de Projetos), StreamYard (transmissões ao vivo), Sympla (cursos e treinamentos) Bizagi Modeler (Gestão de Processos) e SendinBlue (e-mail marketing). Quanto ao modelo de negócio, a Edufersa tem recomendado adaptações às chamadas públicas, no sentido de permitir à Universidade uma maior eficiência no trato com a coisa pública.

“Nesta mesma linha evolutiva, consolidamos o Projeto Café com autores, lançamos o Clube do Livro e da Leitura e solidificamos a formação continuada aos editores com o Workshop de Novos Editores de Periódicos Científicos”, afirmou Mário Gaudêncio. No último ano, a Edufersa passou também a integrar o Grupo de Trabalho da Associação Brasileira de Editoras Universitárias no tange o pensar e o posicionamento das Editoras Universitárias em torno dos “desafios da adaptação às novas tecnologias no Mercado Editorial”.

Mário frisa que o portfólio da Edufersa (produtos e serviços) “foi amplificado substancialmente, permitindo à Editora, conselho editorial, equipe técnica e aos autores, se fortalecerem frentes as demandas conjunturais e avançarem em torno do processo de uma Comunicação e Divulgação Científica que valorize a Bibliodiversidade, em todas as suas dimensões”.