Transição energética vivenciada por Mossoró é tema de palestra na Ufersa

Gestão, Pesquisa 25 de agosto de 2021. Visualizações: 1240. Última modificação: 25/08/2021 12:33:19

A mudança da produção de energia fóssil e nuclear para a energia renovável será o assunto da palestra a ser proferida nesta quarta-feira, 25, pelo reitor da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em Minas Gerais, professor Edson Bortoni. A palestra será transmitida a partir das 17h, pelo canal do YouTube “Transmissão Ufersa”. O reitor Bertoni e o vice-reitor da Unifei, professor Carlos Ancelotti, estão visitando a Ufersa, tendo sido recebidos nesta manhã, pela reitora, professora Ludimilla Oliveira.

Reitor e vice-reitor da Unifei visitam a Ufersa/Foto: Assecom

Segundo o professor Edson Bortoni, o município de Mossoró é um exemplo dessa realidade que passa o Brasil. “Há no mundo uma mudança para outro enfoque que é a energia renovável, como a eólica, a solar, a hidrelétrica que predomina no nosso país”, adiantou o professor. A palestra Transição Energética traz a abordagem da economia do hidrogênio frente às diversas rotas desse elemento químico e como isso pode beneficiar o Brasil e o mundo no futuro próximo.

O professor acredita que essa seja a solução para se diversificação da matriz energética do país, diminuindo dessa forma a dependência de uma só fonte de energia. “Hoje, enfrentamos dificuldades com as hidrelétricas devido aos períodos de estiagem, investir em outras fontes de energia é uma solução favorável. A diversificação de energia vai beneficiar o Brasil”, pontuou.

Em Mossoró, o professor Bortoni vai visitar salinas e parques eólicos instalados no município. “Mossoró, conhecida pela exploração do petróleo durante muito tempo, hoje vivencia essa nova realidade da transição energética, com as eólicas e, conhecer essa realidade local é muito importante”, afirmou.

O professor Edson Bortoni, reitor da Unifei, adianta a possibilidade de parcerias com a Ufersa no que se refere a pesquisas voltadas para a transição energética. “Dentro da Unifei, temos uma característica bastante tecnológica, e a Ufersa também trabalha com essa questão, então, podemos fazer essa integração entre as duas universidades com trabalhos nas mais variadas formas de energia com muitas oportunidades de parcerias entre as duas instituições”, finalizou.