Equipe de natação da Ufersa/UERN vai competir na Copa Potiguar de Natação

Esporte, Estudante 19 de agosto de 2021. Visualizações: 734. Última modificação: 19/08/2021 11:35:46

A equipe de natação da Ufersa/UERN participará no próximo dia 21 de agosto da Copa Potiguar de Natação, promovida pela Federação Aquática Norteriograndense (FAN). O evento acontecerá em Natal, na piscina olímpica do Complexo Educacional Henrique Castriciano, e contará com provas de 50 e 100 metros de todos os nados além do revezamento 4×50 metros livre misto. A competição seguirá protocolos de segurança contra a COVID-19 estabelecidos pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos e tem autorização do governo do estado do Rio Grande do Norte para ser realizado.

De acordo com o professor Gustavo Henrique Gonzaga da Silva, coordenador do projeto de extensão “Programa de Atividades Aquáticas da Ufersa”, que vem sendo desenvolvido na Ufersa desde 2019, a previsão é que os nadadores das categorias Petiz a Juvenil obtenham bons resultados na competição, que provavelmente contará com os melhores nadadores destas categorias dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.

“A nossa equipe vem treinando com dedicação desde o início do ano sob a supervisão do professor Adalberto Veronese, coordenador  do Laboratório de Avaliação do Desempenho Aquático da Faculdade de Educação Física da UERN e esperamos resultados individuais relevantes em níveis estadual e regional e até mesmo em nível nacional, pois alguns nadadores da equipe estão próximos de conseguirem índices para disputarem campeonatos brasileiros de categorias em 2022. Além dos resultados individuais, também temos a expectativa de um bom resultado no revezamento 4×50 metros livre misto na categoria Petiz”, ressalta o professor Gustavo Silva.

O projeto de extensão, que tem o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) da Ufersa, já alcançou vários resultados positivos, o mais recente obtido em competição realizada no último final de semana em Fortaleza, quando o nadador Arthur Pinheiro Santiago, da categoria Petiz 2 da equipe da Ufersa, sagrou-se campeão dos 50m livre, 100m livre, 50m borboleta, 100m borboleta, e vice-campeão dos 50m peito.

Os treinos da equipe de natação estão seguindo os protocolos de segurança propostos pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos e foram avaliados e aprovados pela Comissão Especial de Emergência da COVID-19 da Ufersa.