Embaixada de Israel vai intermediar cooperação técnica com a Ufersa

Gestão 19 de agosto de 2021. Visualizações: 1223. Última modificação: 20/08/2021 09:31:09

A intenção é uma cooperação técnica entre a Ufersa e a Universidade de Bem-Gurion, instituição que tem como objetivo de promover o desenvolvimento do deserto de Negrev/Foto: Cedida

Em audiência com o embaixador em exercício de Israel, David Atar, realizada na Casa do Embaixador, em Brasília, a reitora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, professora Ludimilla Oliveira, conseguiu o apoio para que a Ufersa possa realizar cooperação técnica com universidades israelenses. “Sabemos que a articulação internacional entre instituições de ensino começa dentro das embaixadas, daí a nossa ideia de buscar a Embaixada de Israel como forma de fazermos jus aos trabalhos desenvolvidos na Ufersa no que tange ciência, tecnologia e transferência de tecnologias para o semiárido brasileiro”, justificou a reitora.

Reitora Ludimila com o embaixador de Israel, David Atar/Foto: Cedida

A intenção é uma cooperação técnica entre a Ufersa e a Universidade de Ben-Gurion do Neguev, instituição que tem como objetivo de promover o desenvolvimento do deserto de Neguev, que compreende 60% do território de Israel. “O nosso plano de trabalho para a cooperação técnica terá como base a área das ciências agrárias, principalmente, a parte de agricultura e energia sustentável à base de biodigestor”, adiantou a professora.

O plano de trabalho será formalizado junto à Embaixada de Israel que servirá de ponte entre as duas universidades para troca de tecnologias: Ufersa, no Brasil e, Ben-Gurion, em Israel. A coordenação da cooperação técnica será feita pelo pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Ufersa, professor Glauber Nunes. “Recebemos o convite para participamos de uma missão internacional em Israel onde a Ufersa será apresentada como a universidade que trabalha para o semiárido brasileiro”, adiantou a reitora Ludimilla Oliveira.

FRUTICULTURA – A visita a Embaixada de Israel contou também com a presença do diretor-presidente da Codevasf, Luiz Curado, com o intuito de estreitar os laços com aquele país na área da fruticultura. “A Ufersa, dentro do Prosemi – Polo Regional de Planejamento, Inovação, Tecnologia e de Gestão Empresarial do Semiárido, tem papel importante no que se refere à fruticultura no desenvolvimento do semiárido”, afirmou a reitora Ludimilla Oliveira, que preside o Prosemi, ao acenar para a possibilidade da ampliação da Rota da Fruticultura para Israel. “Somos a Universidade protagonista com ações que dizem respeito ao semiárido”, ratificou a professora ao embaixador de Israel, David Atar.