Curso de Medicina da Ufersa recebe visita da CAMEM em setembro

Gestão, Saúde 19 de agosto de 2021. Visualizações: 1829. Última modificação: 20/08/2021 09:35:58

A avaliação do curso pela Seres é requisito para o reconhecimento do curso de Medicina da Ufersa junto ao Ministério da Educação/Foto: Cedida

Confirmada para o período de 20 a 23 de setembro, a visita da equipe da CAMEM (Comissão de Acompanhamento e Monitoramento das Escolas Médicas), designada pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação – SERES/MEC – para acompanhar a implantação dos cursos de medicina em todo o país, precede a visita in loco para avaliação e reconhecimento do curso de Medicina (ainda sem data definida) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. A confirmação foi dada pelo secretário da SERES, Paulo Roberto de Araújo, durante reunião com a reitora da Ufersa, Ludimilla Oliveira, ocorrida nesta quinta-feira, 19, no MEC. Essa Secretaria é responsável pela autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnológico) e de pós-graduação lato sensu, todos na modalidade presencial ou a distância.

Para a professora esse reconhecimento é de grande importância, principalmente, para a primeira turma que deve concluir no próximo ano com o curso já reconhecido pelo MEC. “A nossa gestão tem buscado alternativas com novos convênios, novas possibilidades de práticas para Medicina que tem suas especificidades”, adiantou a reitora. A professora garante que a possibilidade de reabertura do curso de Medicina em outros campi fora da sede não interfere em nada no curso de Mossoró.

Outra boa notícia obtida junto a SERES foi à abertura do Curso de Licenciatura em Física, na Ufersa Caraúbas, a partir do próximo ano. Também a partir de 2022, a abertura do curso de Direito, no Campus Pau dos Ferros. “Esse trabalho de abertura de novos cursos é muito técnico e viemos aqui fazer esse acompanhamento para ajustar possíveis pendências”, afirmou a reitora.

Reitora Ludimila e os deputados Girão e Benes Leocadio/Foto: Cedida

APOIO POLÍTICO – Ainda em Brasília, os novos cursos de medicina da Ufersa foram pauta na Câmara Federal numa reunião com os deputados General Girão e, Benes Leocádio, líder da Bancada Federal do Rio Grande do Norte. O objetivo foi buscar apoios para os pleitos realizados pelos municípios de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros que almejam o curso de Medicina nos campi da Ufersa instalados nos referidos municípios. “Nesse momento é importante que haja esse acompanhamento político em Brasília para a conquista dos pleitos”, acredita a reitora. O envolvimento da bancada é necessário haja vista a necessidade de recursos por meio de emendas impositivas e de bancadas por parte dos parlamentares potiguares.

Outro assunto em pauta durante a reunião foi sobre a criação de um Campus da Ufersa no município de Serra de São Bento. “Os deputados estão acompanhando esse pleito que para a Ufersa representa importante passo para a instalação de um campus modelo com estratégia para o semiárido”, afirmou a professora Ludimilla, ao justificar o potencial do município pela localização, potencial turístico e econômico.

A Universidade já realiza estudo de viabilidade para o novo campus da Ufersa. “Assim que concluirmos esse estudo técnico vamos encaminhar para apreciação e aprovação do Conselho Universitário”, adiantou a reitora da Ufersa.