Serra de São Bento reivindica Campus da Ufersa

Gestão 12 de agosto de 2021. Visualizações: 2806. Última modificação: 13/08/2021 09:15:32

Prefeita Wanessa Morais protocola na reitoria da Ufersa ofício solicitando a instalação de um Campus da Ufersa no município de Serra de São Bento/Foto: Assecom

A Ufersa subirá a serra. Essa é a meta da prefeita de Serra de São Bento, Wanessa Morais, ao protocolar nesta quinta-feira, 12, no gabinete da reitora, professora Ludimilla Oliveira, ofício solicitando a instalação de um campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido no município, localizado na Região do Agreste Potiguar. Acompanhada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Manoel Rodrigues; pelo secretário de turismo, Diel Figueiredo e, pelo ex-prefeito, Chico de Erasmo, a prefeita Wanessa garantiu à reitora infraestrutura básica para a Universidade começar a funcionar. “Estamos numa região de grande potencial turístico e econômico que necessita de um investimento maior na área da educação superior”, argumentou. Para a prefeita, o pleito acompanha uma contrapartida do município que inclui o terreno e um prédio quase concluído. “Temos um prédio com seis salas de aula, mais uma área de curral e um campo de futebol”, adiantou.

Infraestrutura aguarda aprovação do pleito para sediar Campus da Ufersa/Foto: Assecom

A ideia inicial é oferecer os cursos de agronomia, engenharia ambiental e turismo. A prefeita afirmou ainda que com a oficialização desse pedido à Ufersa, o município irá se mobilizar para conseguir apoio dos parlamentares potiguares para essa conquista junto ao Ministério da Educação, em Brasília. Protocolado, o pleito será encaminhado a Brasília já na próxima semana.

A iniciativa da Prefeitura de Serra de São Bento traz novas expectativas para a reitora da Ufersa, professora Ludimilla Oliveira, que acredita ser mais uma oportunidade para consolidar a missão da Universidade com o semiárido. “Diante das condições apresentadas, das características que temos na Serra de São Bento, uma área de grande importância para o RN, ter um campus para representar essa região estratégica com ciência e tecnologia é uma iniciativa importante”, considerou. A reitora demonstrou confiança na viabilização do pleito junto ao governo federal. ‘“Representa o despertar de uma nova área voltada para o desenvolvimento regional”, avaliou.

Prefeita Wanessa protocola pleito/Foto: Assecom

Para o ex-prefeito e atual chefe de gabinete, Francisco Erasmo, a iniciativa trazida pelo município representa uma possibilidade real para a “Ufersa subir a serra”, adiantando já ser essa uma bandeira de luta da população de Serra de São Bento. Segundo o presidente da Câmara Municipal, o vereador Manoel Rodrigues, o novo campus representará um divisor de águas na história do município. “Temos boa localização geográfica, belezas naturais caprichadas e a vinda da Ufersa representa o desenvolvimento não só de Serra de São Bento, bem como de toda Região Agreste e Trairi. É uma causa a ser abraçada por toda a população”, afirmou.

Outro otimista com a possibilidade de instalação em Serra de São Bento é o secretário de turismo, meio ambiente e desenvolvimento econômico, Diel Figueiredo. “Precisamos de capacitação em recursos humanos para cada vez mais melhorar a realidade econômica da região de grande potencial turístico”, afirmou. Durante o encontro, a equipe da Prefeitura também se comprometeu com uma contrapartida na área de recursos humanos.

Integrantes da comitiva da Prefeitura de Serra de São Bento se mostram otimistas para receber o primeiro Campus da Ufersa na região Agreste/Foto: Assecom