Fundação Guimarães Duque busca captar recursos por meio da Lei de Informática

Inovação 11 de agosto de 2021. Visualizações: 733. Última modificação: 12/08/2021 08:37:51

Reitora da Ufersa, professora Ludimilla Oliveira, considera a inovação como mais uma coluna de sustentação da Universidade/Foto: Assecom Ufersa

Com o objetivo de estimular projetos incentivados pela Lei de Informática (LI), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, por meio da Fundação Guimarães Duque – FGD – promoveu nesta quarta-feira, 11, aproximação de pesquisadores da Universidade com a empresa Sustentec Integração Academia-Indústria. O encontro aconteceu no Auditório da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – Proec. A Lei de Informática foi criada em 1991 com a finalidade de estimular a competitividade e a capacitação de empresas brasileiras dos setores de informática e automação.

O presidente da FGD, professor Lucas Godeiro, adiantou que desde 2020 a Sustentec mantém parceria com a Ufersa num trabalho que precisa ser intensificado para a captação de novos investimentos. “A Sustentec capta recursos para a Universidade junto às empresas privadas por meio da Lei de Informática”, adiantou. Atualmente, dois projetos estão em andamentos e outros em processo de negociação.

Reitora ressalta importância do Parque Tecnológico para Universidade/Foto: Assecom

O professor adiantou que a Sustentec tem a expertise suficiente para mapear o corpo docente da Universidade. “Com esse mapeamento teremos condições de saber quem domina determinada área o que vai facilitar a prestação de serviço por parte da Universidade”, explicou.

Outra vantagem é que a empresa tem incentivos fiscais podendo investir o recurso economizado em novos projetos e/ou produtos tanto para empresa quanto para a Universidade e a Fundação Guimarães Duque.

Nesta perspectiva, o presidente da FGD vislumbra para num futuro próximo novas iniciativas junto ao mercado financeiro e também no ramo de baterias. Para o professor a instalação do Parque Tecnológico do Semiárido na Ufersa trará muitas perspectivas de negócios. “O ParqTec é de suma importância para incentivar a inovação e o empreendedorismo fomentando novas iniciativas como as startups entre outras empresas”, considerou.

Com a missão de gerenciar o Parque Tecnológico, a Fundação Guimarães Duque tem a missão de preparar a comunidade acadêmica para essa nova realidade. “Novas etapas virão, inclusive, com a criação de fundos patrimoniais onde vamos investir nessas modalidades”, adiantou o diretor Lucas Godeiro.

Palestra reuniu pesquisadores da Ufersa/Foto: Assecom

PALESTRA – O evento da FGD contou com a presença da reitora da Ufersa, professora Ludimilla Oliveira, que é uma grande incentivadora para a instalação do Parque Tecnológico. A reitora explicou que o Parque Tecnológico não se trata apenas de uma infraestrutura de concreto, mas principalmente a busca de inovação. “O Parque Tecnológico são todas as ações que vão fazer o diferencial na vida de todas as pessoas que colaboram com a instituição. A inovação na atual gestão será mais uma coluna no tripé ensino, pesquisa e extensão”, reforçou Ludimilla Oliveira.

Para apresentar a funcionalidade da Lei de Informática, a FGD convidou a diretora sócia da Sustentec, Renata Fonseca, que abordou a importância da parceria com a Ufersa no sentido de fechar um plano estratégico voltado para a captação de novos recursos. “O Parque Tecnológico representa um potencial enorme e queremos fazer parte desse braço de inovação tecnológica para fazer acontecer”, afirmou.

A diretora da Sustentec acredita que as oportunidades são evidentes com todas as condições para excelentes resultados a curtos, médios e longos prazos. Renata Fonseca trouxe os detalhes da Lei de Informática que concede incentivos fiscais para empresas do setor de tecnologia, nas áreas de hardware e automação.

“Atuamos desde a idealização de projetos até a sua execução com o acompanhamento de todo o processo, finalizando com a prestação de contas”, tudo com base na LI. “O nosso desafio é desmistificar toda a burocracia fazendo com que se torne uma forma mais simples e rápida na elaboração e a execução dos projetos”, pontuou como sendo essa a missão da empresa que representa.

A Lei de Informática se destina a todas as empresas de hardware e automação com atuação principalmente na área de pesquisa e desenvolvimento. Atualmente, a Sustentec atende pelo menos uma universidade de cada estado do país, sendo a maioria pública.