Ufersa conquista apoios para parceria com o Núcleo de Medicamentos da UFC

Gestão, Pesquisa 4 de agosto de 2021. Visualizações: 1026. Última modificação: 05/08/2021 08:03:34

Professor Odorico Moraes, diretor do Núcleo de Medicamentos da UFC, fez questão de mostrar para a equipe da Ufersa toda a estrutura do NPDM/Foto: Assecom

No que depender da gestão do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da Universidade Federal do Ceará, a parceria com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido é certa. Nesta terça-feira, 03, a reitora da Ufersa, professora Ludimilla Oliveira, formalizou a intenção de parceria institucional durante visita ao NPDM. O diretor do Núcleo de Medicamentos, professor Odorico Moraes, recebeu a equipe da Ufersa que apresentou as demandas da Universidade referente à pesquisa e a pós-graduação.

Na ocasião, a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da Ufersa, professora Débora Façanha, apresentou um breve relato dos trabalhos realizados no que se refere ao andamento das pesquisas na Universidade, bem como o potencial da instituição para aprimorar estudos nas áreas de saúde humana e animal, como também em outras áreas do conhecimento como, por exemplo, a área das ciências agrárias. As professoras do curso de Medicina, Aline Batista e Aline Gurgel, além da professora de Medicina Veterinária, Valéria Veras, também apresentaram as expectativas delas para realizar pesquisas dentro dessa parceria com o Núcleo de Medicamento cearense.

Diretor Odorico afirma interesse de parceria do NPDM com a Ufersa/Foto: Assecom

De imediato, o professor Odorico Moraes, afirmou total interesse em receber novos pesquisadores da Ufersa no NPDM da UFC. Ele se disse honrado com o interesse da Ufersa em firmar parceria técnica. O diretor afirmou que o NPDM consegue captar grandes pesquisadores é que com a Ufersa não será diferente. “Dispomos de pessoal, estrutura e equipamentos de ponta que poderão ser disponibilizados a partir da formalização da parceria de cooperação técnico-científica”. O NPDM é um dos núcleos de medicamentos mais moderno do país. A sua construção representou um investimento superior a R$ 30,5 milhões, com os recursos do BNDS e FINEP.

O NPDM da Universidade Federal do Ceará atua em três frentes: a farmacologia, a farmacologia clínica e, a farmacologia transdimensional. A estrutura do prédio contempla 22 laboratórios, 64 leitos hospitalares, 60 gabinetes para professores, auditório, setor administrativo e um biotério (local onde animais são conservados para que sejam utilizados em experimentos científicos) com certificação internacional.

Antes da visita, representantes das duas instituições discutiram potencial das parcerias acadêmicas/Foto: Assecom

“Existe uma possibilidade de se fazer uma parceria bastante profícua porque temos áreas de interesse comum, o Núcleo possui uma estrutura de equipamentos que estamos disponibilizando para Ufersa, então, acho isso importante, pois não adiante você ter só professores titulados e capacitados para fazer a pesquisa, ter insumos e não tiver equipamentos que são muito caros. Eu acho importante que as instituições dividam entre si esses equipamentos que são adquiridos com dinheiro público e que devem beneficiar a sociedade”, justificou o professor Odorico Moraes.

Para o professor, a parceria é uma forma de retornar para a sociedade os recursos que foram investidos na pesquisa dentro das universidades. O diretor do NPDM adiantou ainda que os entendimentos daqui para frente serão com os gestores das duas universidades. “O que nos cabe como professores é executar essa parceria disponibilizando a nossa expertise e a nossa infraestrutura para Ufersa”, afirmou.

Prof. Glauco, reitor interino, garantiu apoio da da UFC em mais uma parceria com a Ufersa/Foto: Assecom

OFICIALIZAÇÃO – A reitora da Ufersa, professora Ludimilla Oliveira, garantiu que a equipe de pesquisadores da instituição já trabalha na organização dos planos de trabalho nas diferentes áreas do conhecimento para mais esse convênio de cooperação técnica com a UFC. “A nossa proposta é para um trabalho duradouro de no mínimo nos próximos três anos”, frisou.

Para a reitora, a celebração dessa parceria também é uma forma de oficializar alguns trabalhos pontuais que já vinham sendo feitos junto ao NPDM. “A importância de institucionalizar é para que a Ufersa também possa ter a contrapartida na viabilização das pesquisas e também trazer para a nossa instituição a oportunidade de ter laboratórios que possam fazer transferência dessa tecnologia”, pontuou. A reitora da Ufersa reforçou que a parceria não contemplará apenas a área da saúde. “Trata-se de uma parceria técnica interdisciplinar o que vai de encontro com a própria natureza do NPDM que tem essa característica”, afirmou.

Equipe da Ufersa é recebida na reitoria da UFC/Foto: Assecom

Ainda na UFC, a reitora esteve no gabinete do reitor interino, professor José Glauco Lobo Filho, que substitui o reitor José Cândido que se encontra de férias. O reitor em exercício parabenizou a iniciativa da Ufersa em buscar essa nova parceria com a Universidade Federal do Ceará. “Vamos celebrar essa parceria. A possibilidade de dar errado é quase zero”, assegurou o professor Glauco, num indicativo de que o desejo da Ufersa será concretizado.

O pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UFC, Rodrigo Porto, também acenou de forma positiva para formalização da parceria com a Ufersa. Atualmente, seis estudantes de medicina da Ufersa cursam residência em cirurgia médica na UFC também fruto de parceria entre as duas universidades.

O NPDM é um dos Núcleos de Medicamentos mais moderno do país e a sua construção representou um investimento superior a R$ 30,5 milhões/Foto: Assecom