SEBRAE entrega premiação aos estudantes da Ufersa ganhadores do Social Hack 2019

Estudante, Inovação 30 de julho de 2021. Visualizações: 1314. Última modificação: 31/07/2021 11:00:16

Participantes da Ufersa do curso de Engenharia de Pesca receberam computadores  como prêmio pela vitória na Maratona Social Hack 2019, do SEBRAE/Foto: Assecom

Passados dois anos, finalmente os integrantes da equipe SerTãoMar, formada por estudantes do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, receberam nesta sexta-feira, 30, do SEBRAE, a premiação pela classificação em primeiro lugar na Maratona de Empreendedorismo para Negócios de Impacto Social, a Social Hack.

A competição, realizada em 2019, tinha como premiação para equipe vencedora uma viagem ao Porto Digital, no Recife, que é um dos maiores parques tecnológicos do país. Infelizmente, com o advento da pandemia da Covid-19, a premiação foi revertida em computadores para os seis integrantes da SerTãoMar.

Vice-reitor, professor Roberto Pordeus, enfatiza a importância social do trabalho vencedor/Foto: Assecom

Numa solenidade simples, presidida pelo vice-reitor professor Roberto Pordeus, na Sala dos Conselhos no Campus Sede em Mossoró, os estudantes da Ufersa André Ferreira, Nilgleane Costa, Aline Gabrielle, Cayky Lopes, Janaína Honória e, o professor Marcello Tubarão, receberam os laptops do SEBRAE/RN. A entrega foi feita pelo gerente regional do escritório oeste, Paulo Miranda.

Professor Paulo Gustavo entrega premiação ao estudante Cayky Lopes, de Engenharia de Pesca/Foto: Assecom

Para o vice-reitor Roberto Pordeus, a premiação representa o potencial dos estudantes da Universidade. “Vimos um exemplo de uma ideia inovadora para o semiárido com o uso da água salobra tão comum no semiárido”, frisou. O professor frisou que “se o homem não pode mudar as condições da natureza, pode encontrar soluções para conviver com ela, como é o caso da criação de Tilápias em tanques com água salobra”, pontuou.

O professor Paulo Gustavo, pró-reitor de extensão e cultura, que também participou da maratona com uma equipe de Pau dos Ferros, tendo conquistado a nona colocação, acompanhou de perto toda a trajetória da equipe vencedora. “Ficamos felizes, tanto o quanto vocês, por ter trazido a premiação para a Ufersa com um projeto que gera impacto social importante para o semiárido, contribuindo, de forma grandiosa para a população mais necessitada”, afirmou ao parabenizar também a iniciativa do SEBRAE.

Júlio César, da Proae, garante a ida dos estudantes ao Porto Digital, que era a premiação inicial/Foto: Assecom

Incentivador do empreendedorismo, o pró-reitor de assuntos estudantis, o administrador Júlio César Rodrigues, afirmou que a fórmula estudantes de graduação e pós, professor e o envolvimento de uma instituição como o SEBRAE o resultado será sempre positivo. “São projetos como esse que queremos levar para o Parque Tecnológico do Semiárido”, afirmou Júlio já convidando o SEBRAE para ser parceiro do Parque Tecnológico da Ufersa que em breve será instalado nas dependências da Universidade. Outra boa notícia anunciada pelo pró-reitor é que a equipe vencedora irá visitar o Porto Digital, no Recife, com o transporte e despesas custeadas pela Universidade. O Porto Digital é um dos maiores parques de tecnologias e ambientes de inovação do país, com atuação nos eixos de software e serviços de tecnologias da informação e comunicação (TIC) e economia criativa.

Paulo Menezes do SEBRAE, agradece a Ufersa e dedica a solenidade ao amigo Daniel Dias, um dos idealizadores da Maratona que foi vítima da Covid-19/Foto: Assecom

O gerente do SEBRAE, Paulo Menezes, dedicou a premiação ao companheiro Daniel Dias, analista de sistema do SEBRAE e um dos idealizadores da Maratona Social Hack, falecido há dois meses, em decorrências de complicações da Covid-19.  “Daniel acreditava muito nesse projeto, ele era envolvido com as questões sociais e, em homenagem ao Daniel, agradeço a Ufersa pela brilhante atuação na maratona”, pontuou. Paulo frisou ainda o privilegio de ter a Ufersa como uma instituição parceria do SEBRAE.

Professor Marcelo Tubarão, acompanhou os estudantes na Maratona Social Hack/Foto: Assecom

RETROSPECTIVA – Coube ao professor Marcelo Tubarão, responsável pela equipe SerTaoMar, fazer uma breve relato da participação da Ufersa na Maratona Social Hack 2019. A equipe Ufersa/Iagram trabalhou com a produção de Tilápia Vermelha com uso de água oriunda de poços salinizados. A proposta viabiliza a iniciativa como alternativa para a produção de alimentos numa região com a escassez de chuvas. Um negócio de grande impacto social e de segurança alimentar, inspirada na dissertação da egressa de pós-graduação de Produção Animal, Aline Gabrielle.

Janaina Honória conhece a realidade mostrada no projeto/Foto: Assecom

Segundo o professor, Marcelo Tubarão, o trabalho da equipe SerTãoMar partiu da ideia inicial de buscar soluções produtivas sustentáveis em águas salinizadas, com o objetivo de viabilizar um sistema produtivo de alimentos e geração de renda em zonas improdutivas, contribuindo desta forma, no combate a fome. “Esse projeto foi traduzido para a literatura de cordel o que é mais uma inovação na academia”, frisou Marcelo Turbarão.

“Nada vale a pena se eu tiver um diploma na mão e se não for para ajudar a comunidade, seja de pescador, seja de marisqueira ou até o sertanejo que sabemos que também sofre muito”, falou a estudante Janaína Honório, moradora da Praia de Tibau, e que conhece a realidade dos poços salinos.