Mesa Brasil recebe doação de alfaces da Ufersa

Pesquisa, Responsabilidade Social 28 de julho de 2021. Visualizações: 537. Última modificação: 28/07/2021 10:50:03

A doação da hortaliça dos experimentos de pesquisa demostra o compromisso e a responsabilidade social dos professores da Universidade/Foto: Cedida

É uma prática comum dos pesquisadores da Universidade Federal Rural do Semi-Árido doar os alimentos produzidos em experimentos para instituições com fins sociais. Na semana passada, por exemplo, o contemplado foi o Programa Mesa Brasil que recebeu 65 caixas de alface da primeira coleta da pesquisa “Adubação com silício em alface”, da doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia, Natali Almeida Evangelista Pereira. A pesquisa tem a orientação do professor, Leilson Grangeiro, com o plantio na Fazenda Experimental Rafael Fernandes, pertencente à Ufersa.

O professor explica que após a coleta de dados e avaliação do experimento, a Universidade faz a doação. “Essa não é a primeira vez que acontece em outras oportunidades já foram doados outros produtos como beterraba, cenoura, cebola, entre outras hortaliças. Essa prática demostra também a responsabilidade social da instituição”, considera o professor.

A pesquisa com alface objetiva avaliar a qualidade, a produção e os aspectos fisiológicos de cultivares de alface em função da adubação. Os dados e análises da primeira fase estão em fase de processamento. No próximo mês de setembro será montando um novo experimento. “A primeira fase testamos a adubação num clima mais ameno, no período de chuvas, e o num segundo momento, com o clima mais quente”, adiantou o professor Leilson.