Em Brasília reitora participa do lançamento do Sistema de Integridade

Gestão 28 de julho de 2021. Visualizações: 801. Última modificação: 28/07/2021 14:57:16

Ministro da CGU, Wagner Rosário, cita à Ufersa ao cumprimentar as demais instituições presentes na solenidade/Foto: Cedida

Aproveitando agenda administrativa em Brasília, a reitora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, professora Ludimilla Oliveira, participou nesta terça-feira, 27, do lançamento do Sistema de Integridade Pública do Poder Executivo Federal (Sipef), em solenidade no Palácio do Planalto, que contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro e dos ministros da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, e da Economia, Paulo Guedes. A Ufersa foi uma das instituições escolhidas pela CGU para participar da solenidade.

O novo sistema tem por objetivo ampliar a efetividade dos programas de integridade dos ministérios, autarquias e fundações públicas, aumentando a prevenção a atos de corrupção no Brasil. O lançamento foi feito pelo ministro da CGU, Wagner Rosário. Para a reitora Ludimilla Oliveira a participação da Ufersa na solenidade representa um compromisso da instituição para com o controle e transparências da gestão.

“Na fala de abertura o ministro da CGU, Wagner Rosário, cumprimentou as demais instituições presentes, citando o nome da Ufersa, o que nos deixou feliz”, expressou a reitora, acrescentando que desde que assumiu tem buscado as orientações da CGU para trabalhar da melhor forma possível no que se refere à transparência e a prestação de contas dos recursos repassados pela União. Uma das principais metas do Siperf é o combate à corrupção.

Secretário do Mec, Victor Godoy, recebe reitora da Ufersa/Foto: Cedida

AGENDA – Ainda em Brasília, a reitora despachou junto ao Mec, na Secretaria de Educação Superior, onde tratou com o secretário Wagner Vilas Boas, a liberação dos códigos de vagas para o curso de Direito de Pau dos Ferros. “Pela previsão do secretário Wagner a liberação deverá ocorrer até o final de outubro”, adiantou. Com relação ao descontingenciamento orçamentário o secretário garantiu que será feito de forma plena, conforme o planejado.

A reitora também esteve na Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação (Seres) para tratar questões relacionadas com o reconhecimento do curso de Medicina. “Vamos acompanhar todo o processo de avaliação e estamos trabalhando para que o reconhecimento aconteça o mais breve possível”, afirmou.

Ainda sobre a Medicina a reitora adiantou que foi buscar orientações para ajudar o grupo de trabalho que atua na Universidade com o objetivo de implantar o curso de Medicina em Angicos e Caraúbas.

A professora Ludimilla também esteve na Capes para tratar sobre os editais de Educação a Distância e, no Ministério do Desenvolvimento Regional onde despachou assuntos relacionados com a Codevasf.

Outras reuniões aconteceram na Secretaria de Igualdade Racial onde a Ufersa tem alguns projetos aprovados e já em tramitação. “Existe a expectativa para a vinda da ministra Damares no dia 13 de agosto à Ufersa que nesse dia cumpre agenda em Natal e Mossoró”, adiantou. A professora Ludimilla esteve ainda na Câmara dos Deputados, especificamente, no Gabinete da Deputa Carla Dickson, para tratar de emendas impositivas em andamento.