Discentes e egressos da Engenharia de Produção, campus Angicos, destacam importância do curso para o empreendedorismo

Ensino, Estudante 27 de julho de 2021. Visualizações: 872. Última modificação: 27/07/2021 10:23:15

Discentes e egressos do curso de Engenharia de Produção, Campus Angicos, da Ufersa, têm aplicado na prática os conhecimentos teóricos sobre empreendedorismo vistos em sala de aula. Vários deles montaram seus próprios negócios, tornando-se microempreendedores. Há negócios em diversas áreas, como: lojas online de roupas, prestação de serviço de design gráfico, prestação de serviço de reforço escolar, loja de decoração e plantas, confeitaria e loja de acessórios.

Segundo a vice-coordenadora do curso, professora Natália Veloso, a graduação em Engenharia de Produção tem uma formação sólida em conceitos de física, química e matemática, além da formação diferenciada considerando as dimensões do produto e do sistema produtivo, desenvolvendo atividades como projetar produtos, analisar a viabilidade produtos, projetar sistemas produtivos, viabilizar sistemas produtivos, planejar a produção, produzir e distribuir produtos que a sociedade valoriza. “Nesse sentido, o curso de Engenharia de Produção, campus Angicos, também incentiva o desenvolvimento de habilidades e competências empreendedoras, seja por meio de ações e projetos ou por meio da aplicação do conhecimento teórico em pequenos negócios iniciados pelos alunos”, ressalta a docente.

Com o objetivo de fortalecer o incentivo aos alunos a empreender, a coordenação do curso contactou os discentes e egressos do curso que são empreendedores e questionou sobre aspectos relacionados a formação em Engenharia de Produção e também o ato de coragem de empreender. Eles se mostraram satisfeitos com o ato de empreender, apesar de reconhecerem o grande desafio e responsabilidade de gerenciar seu próprio negócio.

A ideia de empreender em alguns é um sonho antigo. “O empreendedorismo sempre esteve na minha vida, mas foi na universidade que esse meu lado empreendedor aflorou através da minha participação na Empresa Júnior do curso de Engenharia de Produção, Campus Angicos. Durante a pandemia eu fundei uma empresa de consultoria e nos primeiros meses deu super certo, mas a crise sanitária que agrava nosso país e o mundo até hoje fez com que o futuro das empresas fosse incerto e foi daí que começaram as dificuldades. Por ter feito uma consultoria em uma floricultura aprendi muito sobre plantas, me apaixonei e comecei a cultivar, quando me dei conta minha casa estava quase uma floresta. Foi aí que surgiu a ideia de unir o útil ao agradável. Sabia das dificuldades do setor de plantas aqui em Natal, o crescimento do mercado e minha paixão em empreender e agora nas plantas. Foi assim que surgiu a Casa 301”, relatou Renan Marques, egresso da turma 2020.1.

Para Jedson Oriel, egresso da turma 2019.1 e proprietário da Logoart, o pontapé inicial do negócio se deu exatamente em uma atividade do curso: o estágio na área de marketing digital.  Desde então, foi aliando os conhecimentos em design e em engenharia de produção, e hoje já desenvolveu mais de 650 projetos de identidade visual e mais de 5000 mídias sociais por todo Brasil.

A colaboração do curso foi essencial para a criação do negócio de Wenderlainy Lisboa, egressa da turma 2019.2 e proprietária da LisFlor Closet. Segundo a engenheira, a formação obtida na universidade está presente desde o começo do negócio até os dias atuais. “Para iniciar, passei muito tempo pesquisando e analisando o mercado para não tomar decisões erradas. E a partir dela (formação) sei o quanto é importante planejar, controlar e monitorar todas as atividades da minha empresa. Ela me auxilia também no controle do capital, separar o que são custos, despesas, lucro e investimento, dentre várias outras coisas”, ressalta.

Laís Osterne, graduanda da turma 2018 e proprietária da Cakes delícia, enfatizou a colaboração dos conhecimentos na área de precificação, ressaltando que a graduação a ajudou de muitas formas, a visão que tem sobre negócios, mercado e estratégias são todas da vivência do curso. “Um dos aprendizados do curso que está presente diariamente no meu negócio é a precificação. Todos os produtos que estão no cardápio passaram por esse processo e nenhum produto é lançado sem que seja feita a precificação.”, complementou.