Ufersa discute ações de extensão no Agreste Potiguar

Extensão, Gestão 26 de julho de 2021. Visualizações: 809. Última modificação: 26/07/2021 21:00:10

Encontro realizado no Plenário da Câmara Municipal teve como pauta principal a viabilização de atividades de extensão pela Ufersa em Serra de São Bento/Foto: Cedida

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido poderá desenvolver ações de extensão na Região do Agreste Potiguar. A iniciativa foi discutida na última sexta-feira, 23, durante encontro da equipe da Universidade com representantes da Prefeitura de Serra de São Bento, município localizado a 227 quilômetros de Mossoró. Na ocasião, a equipe de professores da Ufersa ouviu dos munícipes as principais demandas da cidade. A falta de água, o desornamento ambiental, a falta da regularização fundiária, de plano diretor e capacitação para o desenvolvimento do turismo são as áreas que carecem atenção.

Reitora Ludimila e o pró-reitor Paulo Gustavo vão viabilizar atividades de extensão em Serra de São Bento/Foto: Cedida

Após ouvir a explanação, a reitora Ludimilla Oliveira, reconheceu a necessidade de a Universidade interagir de forma mais presente para contribuir com a resolução dos problemas vivenciados pelas Prefeituras, propondo parcerias para o desenvolvimento sustentável por meio de programas de extensão. Segundo o pró-reitor de extensão da Ufersa, professor Paulo Gustavo, a Ufersa tem condições de atender com atividades de extensão demandas nas áreas de engenharia civil, arquitetura e agronomia. “Em uma ação integrada com o ensino e a extensão poderemos alcançar os produtores rurais e assessorar a gestão do município com trabalho como plano diretor e regularização fundiária, além de desenvolver trabalho na área de barragens e fruticultura”, pontuou o professor Paulo Gustavo.

A equipe da Prefeitura de Serra de São Bento agradeceu a Ufersa pela disponibilidade reconhecendo a importância da Universidade em interagir com a administração municipal. A contribuição da Universidade com os projetos de extensão estão previstas no cumprimento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), em que entre as metas estão atender produtores, assessorar cooperativas e pequenos municípios. Além da reitora e do pró-reitor de extensão, a comitiva da Ufersa contou com a participação das professoras Cláudia Muniz, chefe de gabinete da reitoria, e Kátia Cilene, pró-reitora adjunta de graduação e, do professor John Elói. A comitiva foi recebida pelo vice-prefeito, o presidente da Câmara Municipal, secretários municipais, representantes de produtores rurais e investidores de Serra de São Bento.

Prefeitura de Serra de São Bento buscou parceria da Ufersa voltadas para a resolução de problemas enfrentados no município/Foto: Cedida