Professor da Ufersa publica artigo na revista de alto impacto Construction and Building Materials

Pesquisa, Publicações 22 de julho de 2021. Visualizações: 819. Última modificação: 22/07/2021 11:34:02

Artigo em parceria com pesquisadores externos foi publicado na revista Construction and Building Materials.

O artigo “The impact of aging heterogeneities within RAP binder on recycled asphalt mixture design”, proveniente de uma pesquisa realizada pelo professor Wellington Lorran Gaia Ferreira, do curso de Engenharia Civil, campus Caraúbas, da Ufersa, foi publicada na revista Construction and Building Materials, que possui fator de impacto 4.419 e conceito A1 no Qualis/CAPES, em Engenharia I.

O estudo, fruto da tese do docente, foi desenvolvido em parceria com professores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Ceará (UFC) e University of Texas at Austin, nos Estados Unidos, e teve como objetivo avaliar o impacto da heterogeneidade do ligante asfáltico do fresado no projeto de misturas asfálticas recicladas.

Segundo o professor, no mundo inteiro, cresce o uso de misturas asfálticas recicladas, isto é, o uso do fresado (mistura asfáltica antiga obtida a partir do processo de fresagem em campo) em novos pavimentos asfálticos. “A situação ideal seria o reuso de 100% do fresado, porém, questões técnicas dificultam essa ação e limitam a quantidade de fresado que pode ser aproveitado. Esse artigo busca oferecer um caminho para projetar misturas asfálticas recicladas com alto teor de fresado, a fim de que seja possível construir pavimentos asfálticos utilizando ao máximo o próprio resíduo da pavimentação”, explica o docente.

Acesse o artigo publicado na revista Construction and Building Materials.