Reitora da Ufersa discute novas estratégias para os Projetos Rotas

Assistência Estudantil, Gestão, Pesquisa 5 de julho de 2021. Visualizações: 796. Última modificação: 06/07/2021 13:59:58

Reitora Ludimilla Oliveira discute na Codevasf novas estratégias para os Projetos de Rotas, desenvolvidos no semiárido do Rio Grande do Norte/foto: Cedida

A Região do Semiárido Potiguar vem recebendo importantes incentivos proporcionados pelos Projetos Rotas. Nesta segunda-feira, 05, a reitora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, professora Ludimilla Oliveira, participou de reunião na Codevasf, para discutir a reorganização e a ampliação dessas rotas. O encontro, que aconteceu em Brasília, foi com o coordenador do Grupo de Trabalho do Plano de Desenvolvimento do Semiárido, Luiz Curado e, o assessor de gestão dos empreendimentos de irrigação, Paulo Liberado, além da equipe técnica da Ufersa, os professores Hudson Palhano, assessor de gabinete; Glauber Nunes, pró-reitor adjunto de pesquisa e pós-graduação e,a professora Cláudia Muniz, chefe de gabinete.

A comitiva da Universidade foi tratar da reorganização das Rotas e propor a integração em outras. Atualmente, a Ufersa tem participação nas Rotas do Mel, do Cordeiro e do Pescado. Os Projetos são desenvolvidos pelo Ministério do Desenvolvimento Regional e a Codevasf. “Estamos trabalhando para que a Ufersa seja uma instituição de referência em todo o semiárido brasileiro”, pontuou a reitora.

Ludimilla Oliveria, da Ufersa e Luiz Curado e Paulo Liberato, da Codevasf/Foto: Cedida

Ainda segundo a professora, o objetivo da atual gestão é estruturar o eixo de pesquisa com a transferência de tecnologias voltadas para o semiárido. “Faremos uma visita técnica ao Vale do São Francisco para consolidar mais essa parceria de trabalho com a Codevasf”, afirmou a professora Ludimilla Oliveira. São projetos interdisciplinares que abarcam todas as áreas de conhecimentos em que a Ufersa atua.

Segundo o professor Glauber Nunes os projetos têm recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano. “As rotas do Mel e do Cordeiro Potiguar foram destinados R$ 1 milhão por meio de TED (Termo de Execução Descentralizada), sendo R$ 500 mil para cada Rota”, adiantou o professor.

ROTA DO MEL DE JANDAÍRA – Propõe promover o desenvolvimento territorial e regional por meio do fortalecimento do arranjo produtivo local da meliponicultura e produtos das abelhas incluídos na rota do Mel de Jandaíra. Os municípios contemplados pela rota do mel são: Mossoró, Açu, Pedro Avelino, Jandaíra, Pedra Preta, Parazinho, João Câmara, Bento Fernandes, Riachuelo, São Paulo do Potengi e Touros. Pretende-se também habilitar profissionais para instalar, conduzir e administrar meliponários comerciais e seus produtos e obter dados de pesquisa.

ROTA DO CORDEIRO POTIGUAR – A Intenção do projeto volta-se para a Segurança Hídrica da Ovinocaprinocultura, cujo foco da intervenção contempla o sistema de gestão de águas para promoção de produção contínua ao longo do ano, de forma a permitir a produção e estocagem de forragem para utilização no período de escassez, aumentando com isso capacidade de produção. Dar suporte à atividade agropecuária, nos seus aspectos técnicos (através da assistência técnica) e mercadológicos (através do desenvolvimento de produtos e cortes especiais da carcaça), otimizando assim os recursos produtivos e promovendo a sustentabilidade dos sistemas de produção e preservação da Caatinga (pelo uso ordenado e sustentável da mesma).

ROTA DO PESCADO – O projeto objetiva a realização de um diagnóstico técnico participativo da cadeia produtiva, que envolva os atores chaves envolvidos nas principais etapas da carcinicultura brasileira, possibilitará o mapeamento de forças e oportunidades, bem como fraquezas e ameaças do setor. A partir de um diagnóstico amplo e com informações atualizadas, será possível tomar decisões mais assertivas, de forma a propiciar o desenvolvimento sustentável do cultivo de camarão no Brasil.