Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Professora da Ufersa publica pesquisa sobre escala de dor em jumentos em parceria com a Unesp em periódico de alto impacto

Pesquisa 1 de julho de 2021. Visualizações: 2183. Última modificação: 01/07/2021 11:27:11

A professora da Ufersa, Valéria Veras de Paula, através da orientação da tese de doutorado da discente Maria Gláucia Carlos de Oliveira, aluna do programa de pós-graduação em Ciência Animal da Ufersa, publicou uma pesquisa sobre a escala de dor para jumentos na revista Frontiers in Veterinary Science (Impact Factor 3.412). O trabalho intitulado “Validation of the Donkey Pain Scale (DOPS) for Assessing Postoperative Pain in Donkeys” tem como autores Maria Gláucia Carlos de Oliveira, Valéria Veras de Paula, Andressa Nunes Mouta, Isabelle de Oliveira Lima, Luã Barbalho de Macêdo, Talyta Lins Nunes, Pedro Henrique Esteves Trindade e Stelio Pacca Loureiro Luna.

Segundo a docente, as escalas são instrumentos para a identificação e a mensuração da dor. Ao possibilitar a quantificação da intensidade da dor, as escalas auxiliam o médico veterinário a fazer o planejamento de analgesia desejado, optando por um fármaco mais ou menos potente. Quando validadas, as escalas revestem-se de maior confiabilidade, conferindo mais segurança e precisão para as decisões tomadas pelos médicos veterinários. “A escala desenvolvida para os jumentos pode diagnosticar e quantificar a dor aguda em animais submetidos à castração, visto que o instrumento é confiável e válido, com escore analgésico de intervenção definido. Considerada a principal causa do sofrimento animal, a dor não pode ser tratada se não for corretamente identificada. Por isso, a importância de métodos ou ferramentas confiáveis para a avaliação precisa da dor e do efeito qualitativo e temporal de analgésicos, seja em animais domésticos ou de produção”, explica pesquisadora.

O trabalho faz parte de Projeto Temático “Dor e qualidade de vida em animais”, que foi aprovado pela Fapesp em dezembro de 2017, e reúne colaborações entre a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp, câmpus de Botucatu, e diversas instituições parceiras.Com prazo de duração até 2022, o projeto abrange 31 subprojetos, todos já em andamento, desenvolvidos em parceria com instituições internacionais como: Universidade da Pennsylvania (EUA), Universidade de Ghent (Bélgica), Universidade de Nottingham (Inglaterra), Universidade de Montreal (Canadá), Universidade de Perugia (Itália), Universidade de Montevideo (Uruguai) e Royal VeterinaryCollege (Inglaterra). Dentre as instituições nacionais estão a Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), Universidade Estadual do Paraná, Universidade Federal de Goiás e Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, câmpus de Ribeirão Preto.

No ano passado a professora já havia publicado um etograma. O estudo registrou comportamentos relacionados à dor em asininos para construir uma escala para avaliar a dor aguda nesses animais, o que conseguiu fazer agora nesta nova publicação. O artigo foi publicado na Equine Veterinary Journal e selecionado pelo Revisor Clínico como um dos mais relevantes clinicamente para aparecer na seção Visão Antecipada de EVJ. Como resultado, uma sinopse do artigo será distribuída aos veterinários de equinos via e-News do BEVA (British EquineVeterinaryAssociation) e também enviada a outras organizações, como a AAEP (American AssociationofEquinePractioners).

Além disso, o artigo foi adicionado ao número virtual Working Equid da EVJ, que está disponível no seguinte link: https://beva.onlinelibrary.wiley.com/hub/journal/20423306/homepage/working_equid_virtual_issue.htm