Livro de professores e alunos da Ufersa é lançado em congresso internacional em Portugal

Internacionalização, Pesquisa 1 de julho de 2021. Visualizações: 621. Última modificação: 02/07/2021 08:27:18

O livro “Patrimônio, povos do campo e memórias – Diálogos com a cultura, a arte e a educação”, organizado pelas docentes da Ufersa Kyara Vieira e Gerciane Oliveira será lançado nesta quinta-feira, 01 de junho, no II Congresso Internacional Lusófono – Todas as artes|Todos os nomes, que acontece até esta sexta-feira, 02, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). O livro contempla oito capítulos escritos por docentes e alunos da Ufersa, além de autores de outras universidades brasileiras e do exterior. O livro é uma obra coletiva proveniente da culminância de um dos resultados do projeto “Para além das fazendas em pedra e cal: um estudo sobre o Patrimônio Rural (Ambiental e Cultural) do Semiárido Nordestino”, contemplado e financiado pelo Edital Universal MCTI/CNPq Nº 01/ 2016.

De acordo com a professora, Kyara Vieira, esta proposta investigativa inscrita nas ações do Grupo de Estudos, Pesquisa e Ensino de Sociologia e Ciências Humanas (Ufersa) visou contribuir com a ampliação do debate sobre o conceito de patrimônio rural, ainda em crescimento no Brasil. “O livro conta com os textos derivados de pesquisas de Iniciação Científica (PICI/Ufersa) e TCCs do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo (LEDOC/Ufersa), dissertações de mestrado vinculadas ao Programa Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições (PPGCTI/UFERSA) e ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS/UECE), bem como reflexões de convidados/as nacionais e internacionais que puderam contribuir ao longo da realização do projeto com participação em seminários e palestras ou nesta fase mais particular de produção a do livro”, detalhou a docente.

Os pesquisadores da Ufersa autores dos capítulos são os docentes Daniela Faria Florencio, Gerciane Maria da Costa Oliveira, Francisco Milton Mendes Neto, Jhose Iale C. da Cunha Vieira e Kyara Maria de Almeida Vieira; e os estudantes são Rodolfo Rafael Pascoal da Penha, Joelma Pinto de Sousa, Antônio Marcos dos Santos Souza, Ana Paula Alves de Oliveira, Herolayne Karina Batista da Silva, Maria Heloiza Batista da Silva, Ramiro de Vasconcelos dos Santos Júnior, Salatiel Dantas Silva, Igor Fernandes dos Santos, Ademar França de Sousa Neto, Maria Rosivania Pereira Feitosa Duarte e Ana Cláudia de Andrade.

O lançamento ocorrerá nesta quinta-feira, 01 de junho, às 15h30 (horário do Brasil), no Anfiteatro Nobre, FLUP, de forma híbrida, com a presença virtual das professoras Gerciane Oliveira e Kyara Vieira.

O e-book da obra pode ser acessado através do link: https://livraria.ufersa.edu.br/patrimonio-povos-do-campo-e-memorias/