Ufersa diploma 474 profissionais em solenidade virtual

Formatura, Sem categoria 27 de junho de 2021. Visualizações: 1741. Última modificação: 27/06/2021 07:40:05

Reitora da Ufersa, professora Ludimilla Oliveira, outorga o grau das turmas de 2020.2 da Universidade Federal Rural do Semi-Árido/Foto: Assecom/Ufersa

Mais 474 profissionais são diplomados pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido em 40 cursos de graduação superior. A solenidade de Colação de Grau dos formandos 2020.2 da Ufersa (Mossoró, Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros), aconteceu na última sexta-feira, 25, no formato remoto em virtude da pandemia da Covid-19. Essa é a terceira colação de grau realizada no formato virtual pela Universidade.

A transmissão da solenidade aconteceu da sala dos Conselhos, na Reitoria, em Mossoró/Foto: Assecom/Ufersa

A reitora da Ufersa, professora Ludimilla Oliveira, presidiu a solenidade que contou com a participação presencial do vice-reitor, o professor Roberto Vieira Pordeus; o pró-reitor de graduação, professor Sueldes Araújo, além das equipes do cerimonial e comunicação, responsáveis pela condução, transmissão e cobertura do evento. Os demais participantes estiveram presentes de forma virtual, bem como os concluintes, familiares e demais convidados.

Após a apresentação dos concluintes dos 40 cursos de graduação, feita pelo professor Sueldes Araújo, pró-reitor de graduação, o paraninfo geral das turmas o professor Eder Jofre Marinho, dirigiu mensagem aos formandos. O paraninfo ressaltou a importância do momento na vida de cada concluinte considerando que o momento é para festejar mesmo diante das circunstâncias advindas com a pandemia. Comemorar a ousadia de ter “saído do ninho” se tornando um pássaro pronto para voar. O professor Eder Jofre também deixou uma mensagem aos concluintes: “Sejam guerreiros, comedidos, atentos às coisas do mundo; saibam dar atenção ao que escrevem e postam nas redes sociais e, sejam amorosos e humildes”, aconselhou o paraninfo.

Oradora Beatriz Pinto agradeceu os esforços da instituição para superar os obstáculos advindos com a pandemia/Foto: Assecom/Ufersa

O formando Cícero de França Neto, do curso de arquitetura e urbanismo do Campus Caraúbas, em nome dos demais concluintes prestou o juramento protocolar. Em seguida, a concluinte Beatriz Rachel Praxedes Pinto, do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, proferiu o discurso como oradora das turmas.

“Vitória para o futuro que valeu a pena”. Assim, começou a oradora ao resumir a trajetória na graduação superior. A formada agradeceu a dedicação dos professores e da família pela conquista alcançada. Beatriz Pinto também lembrou os vários obstáculos enfrentados pelos estudantes que foram agravados com a pandemia. “Chegamos aonde poucos chegam, fizemos algo que a maioria não tem oportunidade de fazer. Hoje, estamos colhendo os frutos da semente plantada, regada com sacrifício, esforço e dedicação”, destacou.

A homenagem aos pais foi feita pela formada, Ana Karla Medeiros da Silva, que registrou a alegria e a satisfação dos progenitores a de ver seus filhos conquistarem uma vaga e a formação numa universidade federal. “Sabemos que muitos não tiveram essa oportunidade, mas sabemos também que muito batalharam para essa conquista dos filhos”, ressaltou. Ana Karla dedicou a formatura aos pais.

Ao parabenizar os concluintes, reitora enumerou avanços alcançados em nove meses de gestão/Foto: Assecom/Ufersa

Ao falar aos formado, a reitora professora Ludimilla Oliveira, falou de coragem e alegria. “A conclusão de um curso superior vai além da finalização dele. É uma missão de vida com a sociedade diante dos compromissos éticos, profissionalmente a serem assumidos que se inicia. Mas é acima de tudo o sonho realizado dos que têm a oportunidade de passar pela Universidade e mudar por meio do conhecimento a sua própria vida e a vida de suas famílias”, pontuou.

A reitora ressaltou ainda a missão de trabalhar em prol de uma só Ufersa com “uma educação pautada na ciência, na tecnologia e na inovação com responsabilidade social e ambiental”, tendo como meta a excelência acadêmica. Com apenas nove meses frente à instituição, a professora Ludimilla Oliveira enumerou algumas conquistas como: a efetivação de novos servidores (docentes e técnicos), celebrações de convênios e acordos de cooperação técnica, incentivos a política estudantil para os mais vulneráveis economicamente, transparência e adoção da gestão itinerante.

A professora adiantou novas metas como a viabilização do Parque Tecnológico do Semiárido, a revitalização da Fazenda Experimental e a ampliação do horário de atendimento do hospital veterinário para 12h interruptas. “Temos buscado articulações em todas as áreas de conhecimento da nossa Universidade”, acrescentou. A reitora finalizou parabenizando os concluintes 2020.2 pela formatura e a toda equipe envolvida na organização da solenidade de Colação de Grau.

A transmissão da solenidade está disponível no Canal YouTube Tevê Ufersa através do link: https://www.youtube.com/watch?v=FCqXMxag3eY

Mesmo sendo realizada no formato remoto devido a pandemia da Covid-19 a solenidade de Colação de Grau não perdeu o brilho e a emoção pela conquista do ensino superior/Foto: Assecom/Ufersa