Município de Portalegre recebe equipamentos para beneficiamento do alho

Pesquisa 23 de junho de 2021. Visualizações: 604. Última modificação: 23/06/2021 15:10:38

Reitora Ludimilla Oliveira assina Termo de Doação de equipamentos voltado para o beneficiamento de alho junto a pequenos agricultores de Portalegre/Foto: Cedida

Para recuperar a produção de alho na Região Oeste do Rio Grande do Norte, que já teve seus tempos áureos nas décadas de 70 e 80, mais especificamente em Mossoró, desde 2012 a Universidade Federal Rural do Semi-Árido vem realizando pesquisas para retomada dessa produção no munícipio de Portalegre. O trabalho é feito em conjunto com a Embrapa Hortaliças, Sebrae e Prefeitura de Portalegre. Os pesquisadores da Universidade já concluíram que os municípios de Martins e Portalegre têm condições climáticas favoráveis para o cultivo da hortaliça, inclusive, de alhos nobres de grande valor comercial.

Emenda parlamentar resultou na aquisição de equipamento para beneficiamento do alho/Foto: Cedida

Nesta terça-feira, 22, o projeto recebeu equipamentos para fortalecer a cadeia produtiva junto a pequenos produtores de alho. “Esse termo de doação dos equipamentos, por meio de emenda do deputado Beto Rosado, vem fortalecer toda essa cadeia produtiva que tem potencial para crescer fazendo com que a Região Oeste do Estado volte a ser um grande produtor dessa hortaliça que é essencial na mesa nos brasileiros”, pontuou a reitora da Ufersa professora, Ludimilla Oliveira. Há três anos, a Ufersa participa de Cooperação Técnica voltada para o aumento da produção de alho em Portalegre.

A emenda parlamentar resultou na aquisição um debulhador, um descascador, um classificador de alho comercial e um liquidificador industrial. A doação dos equipamentos foi feita a Prefeitura Municipal para aprimorar a comercialização do alho produzido por pequenos produtores familiares.

Na ocasião, a reitora anunciou o interesse em firmar outras parcerias na área agrícola com a Prefeitura de Portalegre. “Já temos elaborados projeto voltado para as comunidades quilombolas, fruto de parcerias com a Secretaria Nacional de Igualdade racial. Outro projeto será voltado para a cultura do abacate a ser desenvolvido também em Portalegre”, revelou.

Pequenos agricultores de Portalegre se beneficiam de projeto voltado para a revitalização da cultura do alho na Região Oeste do RN/Foto: Cedida