Hospital Veterinário da Ufersa ganha equipamento de imagem de ponta

Ensino, Gestão 23 de junho de 2021. Visualizações: 1172. Última modificação: 23/06/2021 14:55:23

Operador dispara o RX e a placa recebe a emissão por Wi-Fi a imagem é digitalizada para o computador/Foto: Cedida

O Hospital Veterinário da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Hovet/Ufersa, já dispõe de um Digitalizador de Imagens (DR). O novo equipamento para diagnósticos  serve para extinguir a revelação química dos filmes Radiográficos, que é cancerígena, além de diminuir a exposição do paciente, tutores e veterinários, alunos a radiação X que também é cancerígeno.

“O DR significa digitalização direta, quase imediata, o profissional operador dispara o emissor de RX e a placa recebe a emissão (do Raio X)) e, por Wi-Fi a imagem é digitalizada para o computador”, explicou o médico veterinário, João Marcelo, responsável pelo Setor de Diagnóstico por Imagem do Hovet.

Raio X projetado na tele do computador/Foto: Cedida

Ainda segundo João Marcelo o equipamento é o que existe de mais moderno em se tratando de tecnologia de imagem existente no mercado.  O DR gera uma imagem médica chamada Dicom.

O valor investido com a compra do Digitalizador de Imagens foi de R$ 147 mil. “Desde 2013 estávamo-nos tentando adquirir este aparelho, por meio das gestões e também em editais de pesquisa, mas sem sucesso devido o alto valor do equipamento”, afirmou João Marcelo.

O veterinário acrescenta que a gestão atual da Universidade foi sensível à solicitação e agora o Hovet passa a contar com o Digitalizador de Imagens. “Quero registrar também o empenho e o trabalho do pessoal da Pró-Reitoria de Administração para a aquisição desse importante equipamento”, concluiu.

Equipe do Setor de Diagnóstico por Imagem do Hospital Veterinário da Ufersa/Foto: Cedida