Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Projeto Ufersa e Orquestra Filarmônica Pauferrense abre edital para formação de instrumentistas em flauta doce

Arte e Cultura, Extensão, Processo Seletivo, Processos Seletivos 21 de junho de 2021. Visualizações: 985. Última modificação: 30/06/2021 08:35:18

O Projeto de Cultura “Ufersa e Orquestra Filarmônica Pauferrense: Música, Cultura e Conhecimento” abre edital para seleção de formação de instrumentistas em flauta doce, destinado aos servidores e discentes da Ufersa e a comunidade externa. Estão disponíveis 30 vagas, sendo 12 para servidores e discentes da Ufersa e 18 para a comunidade externa em geral, além de 15 vagas para cadastro de reserva. Todas as atividades serão desenvolvidas de forma remota. As inscrições serão realizadas no período 18 a 25 de junho de 2021, através do preenchimento online do Formulário de Inscrição. O Projeto tem financiamento interno e foi contemplado no Edital 004/2019 da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) – PROJETOS DE CULTURA.

O Projeto de Cultura tem como objetivo ofertar cursos de música, envolvendo literatura musical, conhecimentos básicos de teoria, escrita, percepção musical e prática, instrumental, além de apreciação musical: conhecimento de gêneros e estilos musicais, história da música com apreciação baseada em referências de vídeo e interação com outros músicos e seus instrumentos e a prática de flautas doce e percussão corporal: aprendizagem básica de técnica instrumental por meio da flauta doce e percussão corporal.

Segundo o coordenador do projeto, o professor da Ufersa Cláwsio Rogério Cruz de Sousa, a Cooperação Técnica entre a Ufersa, Campus Pau dos Ferros, e a Sociedade Filarmônica Pauferrense, entidade responsável pela Orquestra Filarmônica Pauferrense (OFP), visa promover o fortalecimento de parcerias com entidades da cidade de Pau dos Ferros ao mesmo tempo em que promove ações de cunho artístico-cultural. “As atividades promovidas nesta parceria contribuem para que a Ufersa desenvolva o caráter inclusivo voltado aos aspectos culturais e sociais seguindo a direção estabelecida pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), intensificando a relação transformadora entre a Universidade e a sociedade por meio de processos educativos, científicos, culturais e artísticos. A execução deste projeto proporcionará uma maior integração da comunidade interna (discentes, técnicos-administrativos e docentes), usando a música como instrumento de incentivo educacional e atividade complementar. O caráter extensionista do projeto aproximará a comunidade externa à Ufersa, oportunizando acesso à música, arte, cultura e conhecimento”, explica o docente.

Confira aqui o Edital.

Para mais informações, entrar em contato pelo e-mail filarmonicaufersa@gmail.com ou pelo Instagram @ufersafilarmonica