
Professor Glauber Nunes faz apresentação das pesquisas realizadas na Ufersa na área das ciências agrárias/Foto: Cleber Gonçalves/Unifei
Disponibilizando 18 cursos, as Engenharias da Universidade Federal Rural do Semi-Árido precisam buscar excelência acadêmica. Essa tem sido a missão da reitora da Ufersa, professora Ludimilla Oliveira, ao visitar instituições renomadas que oferecem formação nessa área do conhecimento. Após visitar o ITA, em São José dos Campus, em São Paulo, a professora foi buscar intercâmbio e troca de conhecimentos com a Universidade Federal de Itajubá, a Unifei, localiza no Sul de Minas Gerais.
A Unifei é uma universidade centenária com tradição na área das engenharias, principalmente, de energia e elétrica. A Universidade possui um vasto Parque Tecnológico. Na ocasião, o pró-reitor adjunto de pesquisa da Ufersa, professor Glauber Nunes, fez uma apresentação das pesquisas realizadas na Ufersa na área das ciências agrárias.
“Estamos em fase de implantação do Parque Tecnológico do Semiárido e essa busca de conhecimento é de grande importância para que possamos alavancar a pesquisa, a inovação e, principalmente, resultados para o mercado”, acredita a reitora. A Unifei possui laboratórios de ponta nas áreas de robótica e de petróleo, inclusive, sendo referência nas pesquisas com o pré-sal.
Para a professora conhecer a realidade do ITA e da Unifei é o primeiro passo para buscar a excelência acadêmica para os cursos de engenharias da Ufersa. “Vamos a partir de agora elaborar dois planos de trabalho para que em breve essas duas importantes instituições possam contribuir para a consolidação das nossas engenharias”, adiantou a reitora.