Ufersa busca cooperação técnica com o ITA

Gestão 16 de junho de 2021. Visualizações: 666. Última modificação: 17/06/2021 17:19:49

No ITA a reitora Ludimilla Oliveira conhece toda estrutura do Instituto de Aeronáutica para traçar Plano de Trabalho voltado a beneficiar os cursos da Ufersa/Foto: Cedida

Considerada uma instituição de referência no país, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica, o ITA, poderá firmar parceria para apoio técnico com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Entendimento nesse sentindo foi discutido nesta quarta-feira, 16, durante encontro da reitora da Ufersa, professora Ludimilla Oliveira, com o reitor do Ita, professor Anderson Correia. O encontro aconteceu na Sede do Instituto, em São José dos Campos, em São Paulo.

Para a reitora Ludimilla Oliveira os cursos da Ufersa têm muito que ganhar com a cooperação técnica entre as duas instituições. “O ITA dispõe de tecnologia de ponta nas diversas áreas da engenharia o que pode ocorrer a transferências de novas tecnologias”, considerou. Segundo a reitora, o próximo passo será a elaboração de um plano de trabalho com base nas pesquisas que são desenvolvidas na Ufersa. O reitor Anderson Correia se comprometeu visitar Mossoró para conhecer de perto a realidade da Ufersa e da Região do Semiárido Norte-rio-grandense.

“Pretendemos assinar o acordo de cooperação durante essa visita a nossa Universidade”, pontuou a reitora, acreditando que a gestão da Ufersa vem dando passo importante para a consolidação dos cursos de engenharia oferecidos no Campus de Mossoró e demais campi fora da sede. A reitora acena para a instalação de um observatório na Ufersa Pau dos Ferros voltado para a física astronômica.

“Representa um salto de qualidade para os nossos discentes e docentes que poderão aprimorar suas pesquisas com o intercâmbio de conhecimento com uma instituição do porte do ITA”, reconheceu. O Ita mantém cursos de engenharias com formação nas áreas Aeronáutica, Eletrônica, Mecânico-Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, Computação e, Aeroespacial.