Ministério da educação garante orçamento e aponta perspectivas para novos cursos na Ufersa

Gestão 11 de junho de 2021. Visualizações: 3105. Última modificação: 11/06/2021 16:21:50

A questão orçamentária e a criação de novos cursos na Ufersa centralizaram as discussões da reunião da reitora no Ministério da Educação/Foto: Cedida

Diferente de outras instituições de ensino superior do país, a situação financeira da Universidade Federal Rural do Semi-Árido não corre risco de colapso. A garantia da segurança orçamentária foi dada pelo próprio Ministério da Educação durante visita da reitora da Ufersa, professora Ludimilla Oliveira, que passou à tarde desta quinta-feira, 10, participando de reuniões na sede do ministério, em Brasília. “A Ufersa não terá problema de ordem orçamentária, a situação da nossa instituição é de equilíbrio financeiro”, relatou a reitora ao sair da reunião.

Segundo a professora Ludimilla Oliveira os recursos que estavam contingenciados já estão sendo desbloqueado o que garante a segurança orçamentária. Outra novidade é que o Mec fará a recomposição dos orçamentos referentes aos anos de 2020 e 2021. “Recebemos a garantia dessa recomposição”, frisou a reitora adiantando ainda que “a comunidade acadêmica pode ficar tranquila, pois não faltará orçamento para cumprir os compromissos e nenhuma atividade da instituição será comprometida”.

O pró-reitor de planejamento da Ufersa, professor Moises Ozório, que também participou da reunião apresentando a situação financeira da Universidade considerou exitosa a visita ao Mec. “Saímos com a certeza que o nosso orçamento será liberado na sua totalidade e com a promessa de esforços para a reposição do que foi cortado”, frisou.

Ludimilla agradece apoio recebido ao ministro Milton Ribeiro/Foto: cedida

NOVOS CURSOS – Ainda no Ministério da Educação, a reitora da Ufersa e sua equipe participaram de reunião na Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – Seres, que é responsável pela autorização e reconhecimento de novos cursos de graduação e pós-graduação. Na oportunidade foi tratada a criação dos cursos de Direito, no Campus Pau dos Ferros e, de Medicina, em Caraúbas.  A reunião aconteceu com a participação do ministro Milton Ribeiro; do secretário da Sesu, Wagner Villas Boas, do secretário da Seres, Ricardo Braga; do prefeito de Caraúbas, Juninho Alves e, do deputado federal, Beto Rosado. “Com relação ao curso de Medicina em Caraúbas começamos a gestação com perspectiva para 2023”, acenou a reitora Ludimilla.

Até lá, a Universidade vai trabalhar para a formatação do curso a partir das orientações dada pela Seres. Durante a reunião ficou definido a criação de um comitê de trabalho, sob a orientação do Mec, para trabalhar o projeto de criação do segundo curso de Medicina da Ufersa. “São projetos distintos, a consolidação do curso de medicina de Mossoró continuará, o curso de Caraúbas independe do de Mossoró”, afirmou a reitora frisando que um não irá sobrepor ao outro.

Com relação à criação do curso de Direito no Campus Pau dos Ferros, as notícias são mais animadoras. O secretário da Sesi, Wagner Villas Boas, anunciou que já estão previstas as vagas. “A partir do próximo mês começa a tramitar na Seres a criação do curso de Direito de Pau dos Ferros”, anunciou o secretário. Para a reitora da Ufersa, Ludimilla Oliveira, o segundo curso de Direito da instituição, diferente do primeiro, será criado tendo os códigos de vagas, o que vai facilitar o processo e garantir a realização do concurso público os professores.

REITORES – Ainda do Mec, a professora Ludimilla Oliveira, participou de reunião com vários reitores e na ocasião agradeceu a atenção que o Mec vem dando a gestão da Ufersa. “O ministro Milton Ribeiro tem dado toda atenção aos pleitos da Ufersa por compreender o potencial da nossa instituição para o desenvolvimento do semiárido”, considerou.

No Ministério da Educação a professora Ludimilla Oliveira, da Ufersa,  participou de reunião com vários reitores do país com o ministro Milton Ribeiro/Foto: Cedida