Pesquisadores da Ufersa desenvolvem aplicativo para avaliação, orientação e acompanhamento de pacientes com COVID-19

Inovação, Pesquisa 2 de junho de 2021. Visualizações: 1121. Última modificação: 02/06/2021 16:00:30

Tela inicial do App MeDis. Imagem: Cedida.

Como saber ser estou com COVID-19? Quais medidas devo tomar caso tenha a doença? Para responder a esses questionamentos da população, o Grupo de Pesquisa em Sistemas Críticos de Segurança (GPSICS) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Campus Pau dos Ferros, desenvolveu o aplicativo MeDis. O app visa realizar a triagem de potenciais pacientes com COVID-19 usando as diretrizes de classificação adotadas pela Prefeitura de Mossoró, por meio de uma avaliação inicial dos sintomas da doença, bem como orientar sobre quais medidas tomar em cada caso particular, em caso de contaminação. A tecnologia desenvolvida é resultado de um projeto de pesquisa financiado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg) da Ufersa e coordenado pelo professor Lenardo Chaves e Silva. Clique aqui para acessar o app.

Segundo o professor Lenardo, o aplicativo também será usado para auxiliar os órgãos e os profissionais da área da saúde a melhor atender as pessoas com suspeita de ter contraído o novo Coronavírus, ou mesmo que já tenham contraído o vírus, bem como toda a população em geral que está exposta a contaminação pela doença. “Ao mesmo tempo em que estaremos desenvolvendo uma solução para triagem de pacientes da COVID-19, nós estaremos também vislumbrando como a plataforma proposta poderia ser facilmente adaptada para prevenção de outras pandemias, endemias e epidemias, bem como evoluir para incorporação de novas funcionalidades”, explica o docente.

A escolha do nome do aplicativo é uma homenagem ao Professor Luiz Di Souza da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), primeira vítima confirmada da COVID-19 no Rio Grande do Norte em 28 de março de 2020. O termo MeDiS também é uma referência à funcionalidade de classificação de risco, resultado da triagem inteligente de pacientes, foco do aplicativo.

O aplicativo está em constante aprimoramento. Os próximos passos serão o desenvolvimento de um Serviço de Triagem usando SMS; a predição do agravamento do paciente com COVID-19 e a integração com a central do Sistema de Regulação de Leitos para COVID-19 do Estado do Rio Grande do Norte – REGULA RN.