Arquitetura da Ufersa Pau dos Ferros tem primeiro TCC defendido com nota máxima

Ensino, Estudante 31 de maio de 2021. Visualizações: 1769. Última modificação: 31/05/2021 21:20:08

Estudante abordou Estratégias de Urbanismo Tático no Conjunto Santa Delmira no contexto de pós-pandemia da Covid-19/Foto: Cedida

Os estudantes da primeira turma do Curso de Arquitetura e Urbanismo, no Campus Pau dos Ferros, estão concluindo a graduação neste semestre 2020.2 com a defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC. O discente Cícero de França Neto, 25 anos, estreou a maratona de defesas nesta segunda-feira, às 10h, por videoconferência, com um trabalho nota 10.

Cícero Neto é de Mossoró e fez TCC com enforque no bairro onde mora e a Covid-19/Foto: Cedida

Cícero é natural de Mossoró, mas residiu em Pau dos Ferros desde que ingressou no curso, permanecendo lá até o início de 2020, quando retornou para casa em decorrência da Pandemia de Covid-19. Sua intenção sempre foi a de produzir uma pesquisa que tivesse impacto local e, assim, contribuísse com o bairro em que reside. Em casa, acompanhando os dados e as estatísticas sobre a proliferação do vírus da Covid, ele percebeu que a região do Santa Delmira, muito constantemente, aparecia entre as áreas com maior infestação na cidade.

Foi desta motivação que surgiu o trabalho “Estratégias de Urbanismo Tático no Conjunto Santa Delmira, em Mossoró/RN: pensando a cidade num contexto de pós-pandemia da Covid-19”. Ele caiu em campo na busca de indicadores e estudos que subsidiassem as evidências para as dificuldades em conter a doença. A partir disso chegou a elementos como as irregularidades nas áreas com sombreamento, o crescimento do bairro e a ocupação do solo.

O trabalho teve por objetivo demonstrar como o urbanismo tático pode ser uma proposta de adequação do espaço urbano no contexto pós-pandemia da COVID-19. Por se tratar de uma nova centralidade de Mossoró, o conjunto Santa Delmira atrai inúmeras pessoas diariamente por meio da sua ampla prestação de serviço e comércio. O Trabalho de Cícero, sob orientação da professora Anna Cristina Andrade Ferreira, propôs uma estratégia ampla que abarca vários elementos e intervenções.

A partir do programa #NovoSantaDelmira, Cícero apresentou as seguintes propostas de melhorias urbanas: readequação da Avenida Santa Luzia com vistas a mobilidade ativa e pedestrianismo (#NovaSantaLuzia); a criação de um módulo com as dimensões de um estacionamento a ser implementada em diversas áreas do conjunto (#OcupaAí); a readequações das paradas de ônibus existentes no conjunto, assim como aos mobiliários urbanos da Praça das Cobras (#ReadequaAí); adequações em dois pontos do bairro quanto as rotatórias (#RotatóriasDeTodos); e  ainda o #RuasVivas, com o fechamento de uma das vias do bairro para circulação dos pedestres, patinadores, ciclistas e público diverso.

O estudante estreou a maratona de defesas do curso de Arquitetura nesta segunda-feira, às 10h, por videoconferência/Foto: Cedida