Professores da Ufersa publicam pesquisa sobre o impacto do lockdown nas vendas das firmas durante a pandemia da COVID-19

Pesquisa 20 de maio de 2021. Visualizações: 859. Última modificação: 20/05/2021 12:25:56

Os professores da Ufersa Leonardo Andrade Rocha, Leonardo Querido Cárdenas, Napiê Galvê Araújo Silva e Carlos Alano Soares de Almeida publicaram artigo no Journal of Developing Areas (JDA), Qualis A2 em Economia, sobre o impacto do lockdown no crescimento das vendas das firmas ao longo da pandemia da COVID-19 no ano 2020. A pesquisa é resultado de um projeto de pesquisa sobre os impactos econômicos da pandemia do COVID-19 no mundo, cadastrado na Ufersa em 2020.

Usando os microdados do banco mundial, a amostra da pesquisa consistiu em uma entrevista com 3.864 firmas em 6 países em maio de 2020, ao longo do primeiro lockdown da pandemia da COVID-19. Por meio das técnicas de mínimos quadrados ordinários com efeitos fixos a nível-país devidamente controlados e regressão quantílica, os resultados do estudo apontam que fatores como a captação de empréstimos, subsídios do governo, implementação do trabalho remoto e contratação de trabalhadores temporários apresentam efeitos heterogêneos entre as firmas. Os subsídios do governo demonstraram um padrão decrescente ao longo dos quantis condicionais, sinalizando que as firmas com baixo crescimento apresentaram um maior efeito a partir do recurso recebido. Já o trabalho remoto demonstrou um efeito crescente ao longo dos quantis, sugerindo que sua maior implementação estava associada a um maior impacto nas firmas com maior crescimento.

Sobre o Journal of Developing Areas – É um importante periódico que estimula pesquisas empíricas e teóricas sobre questões pertinentes ao processo de desenvolvimento econômico. O Journal se encontra vinculado a Tennessee State University College of Business, com publicações desde 1966. As publicações do Journal se encontram disponíveis na biblioteca virtual da JSTOR e no site da Universidade.

Este é o segundo artigo publicado pelos professores em periódico qualificado em 2021. O artigo “Inflation and innovation value: how inflation affects innovation and the value strategy across firms” foi publicado no Estudios Económicos do Departamento de Economia da Universidad Nacional Del Sur (Qualis B1).