Pesquisadores da Ufersa são convidados como palestrantes de Conferência Internacional sobre Saúde Animal

Internacionalização, Pesquisa 13 de maio de 2021. Visualizações: 5560. Última modificação: 13/05/2021 07:49:07

Os pesquisadores da Ufersa, professores doutores Marlon Feijó e Nilza Dutra, doutora Gardênia Silvana e doutor Caio Sergio, foram convidados como palestrantes da International Conference on Animal Health, que será realizada no mês de novembro deste ano, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A conferência irá contar com apresentações de aproximadamente 25 palestrantes de diversos países.

Segundo o professor Marlon, o convite feito pela comissão organizadora da conferência surgiu à partir do impacto relevante do artigo “Spondias mombin L. decoction utilization as antiseptic in cats submitted to castration (Uso de decocto de Spondias mombin L. como antisséptico em felinos submetidos à castração)”, de autoria dos pesquisadores, que foi publicado na Revista Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science, da Universidade de São Paulo (USP). A pesquisa desenvolvida investiga a eficácia antisséptica das folhas de cajá nas feridas cirúrgicas de gatos submetidos à castração, comprovando a utilização como tecnologia alternativa a antimicrobianos industrializados. Durante a conferência, os pesquisadores apresentarão os resultados do artigo em uma palestra intitulada “Spondias mombin L. decoction utilization as antiseptic in cats submitted to castration”.

O evento é voltado para médicos veterinários, professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e representantes de empresas do ramo e abrange uma programação com debates, palestras, workshops, apresentações de pôsteres. A conferência acontecerá no formato híbrido.

Sobre a pesquisa – Estudos evidenciam o uso de Spondias mombin L. como antimicrobiano, o que mostra que seu extrato pode ter ação antisséptica. Dessa forma objetivou-se com a pesquisa avaliar a eficiência do decocto de cajá como antisséptico em feridas cirúrgicas de felinos submetidos à esterilização cirúrgica. Os animais utilizados no experimento foram escolhidos aleatoriamente e divididos em três grupos, onde estes foram castrados e tiveram suas feridas cirúrgicas tratadas diariamente por 7 dias. Um grupo foi tratado com água destilada estéril (controle negativo), outro com clorexidine 0,5% (controle positivo) e o grupo teste com o decocto de cajá 100mg/ml. Obteve-se como resultados que o grupo tratado com o decocto das folhas de S. mobim apresentou uma quantidade de unidades formadoras de colônia inferior àqueles tratados com água destilada e superior à cloredixine a 0,5%. No teste in vitro houve formação de halos para todas as bactérias isoladas e testadas para o decocto de cajá. A conclusão da pesquisa mostrou que o decocto das folhas de Spondia mombim L. apresentou potencial antisséptico para felinos esterilizados cirurgicamente.