Professores de Eng. de Produção/Angicos compartilham experiências sobre reformulação do curso em evento nacional

Gestão, Inovação, Publicações 12 de maio de 2021. Visualizações: 477. Última modificação: 12/05/2021 10:26:24

Professores do curso de Engenharia de Produção do Campus Angicos irão apresentar experiências do curso durante o XXVI Encontro Nacional de Coordenadores de Engenharia de Produção, que será realizado no próximo dia 17 e 18 de maio, online. A exposição é resultado da aprovação de dois capítulos de livro que versam sobre a reforma do PPC do curso e sobre formação pedagógica.

Sob autoria dos professores Ciro Figueiredo, Natalia Vasconcelos e Marianna Pontarolo, o texto “Ação de acolhimento docente: formação pedagógica” apresenta como ocorreu as fases de planejamento, execução e análise dos resultados obtidos nas formações. A pesquisa contou com a participação de 76% entre docentes efetivos e substitutos que ministram componente curriculares no curso.

Como resultados, a participação dos docentes na atividade vem crescendo; a maioria dos docentes nunca tinha participado da atividade em outros cursos; observou-se que as formações pedagógicas promovem o engajamento da equipe com o propósito do curso; melhoria da qualidade do ensino ofertado pelo curso; são instrumentos de incentivo ao uso de metodologias centradas no aluno; e contribuem para a valorização docente dentro da instituição.

Já o texto “Reformulação do Projeto Pedagógico de Eng. de Produção: um caso no interior do NE”, assinado pelos docentes Luciana Mello, Marianna Pontarolo, Natália Vasconcelos e Figueiredo, descreve os procedimentos desta reformulação, assim como evidencia as principais mudanças realizadas considerando a versão anterior do documento. A reformulação foi orientada pelo plano institucional da universidade e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos de graduação em Engenharia, principalmente voltadas para o foco atual, a formação por competências.

Os trabalhos foram conduzidos em três macro etapas: 1) briefing de ideias, 2) sugestões e proposições dos envolvidos (docentes, discentes e egressos) e 3) formalização do documento. Entre as principais mudanças, destacam-se o perfil do egresso, a descrição das competências, que estão alinhados com as DCNs, e a atualização da estrutura curricular com foco na modernização do ementário das componentes curriculares. Como limitações do relato, ressaltam-se que a situação atual de ensino-aprendizagem, vivenciada no contexto da pandemia da Covid-19, não foi considerada no documento e que posteriormente serão analisados os impactos após a implantação.

Conheça o Curso de Eng. de Produção do Campus Angicos.
Saiba mais sobre o Evento.