PegAzuls Aerodesing inicia os primeiros testes com protótipo da aeronave 2021

Estudante, Extensão 11 de maio de 2021. Visualizações: 720. Última modificação: 11/05/2021 09:54:40

Objetivo do voo foi confirmar os dados do projeto teórico e saber onde precisa melhorar para aprimorar a aeronave/Foto: Cedida

A equipe PegAzuls Aerodesign da Universidade Federal Rural do Semi-Árido deu início aos testes do protótipo da aeronave que está sendo projetada para a competição da SAE Brasil Aerodesign 2021. A competição tem como objetivo a produção de uma aeronave rádio controlada que obedeça ao desafio de engenharia proposto no regulamento para apresentação dos relatórios e para a competição de voo, que está temporariamente suspensa devido à pandemia.

Mesmo diante do cenário de incertezas, equipe da Ufersa, coordenada pelo professor Luiz Mourão, reconhece a importância da realização dos voos práticos e os realizam seguindo todas as recomendações de biossegurança. Por esse motivo, o objetivo do último voo foi confirmar os dados do projeto teórico e saber onde precisa melhorar para aprimorar a aeronave. O treino aconteceu na pista de pouso de Assú.

PegAzuls AeroDesign da Ufersa existe desde 2013/Foto: Cedida

EQUIPE – A Equipe PegAzuls AeroDesign foi fundada em 2013 por alunos de Engenharia Mecânica da Ufersa Mossoró com o intuito de difundir intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, através de aplicações práticas e da competição entre equipes.

A partir de então a Equipe tem recebido alunos das Engenharias Mecânica, Civil e Elétrica, além dos estudantes de Ciência e Tecnologia. Desde a sua fundação a Equipe tem participado anualmente da competição SAE Brasil AeroDesign que acontece na cidade de São José dos Campos/SP, tendo em uma destas conquistado o 2º lugar entre as Equipes do Nordeste.

O projeto é coordenado pelo professor Doutor Luís Morão Ferro do Centro de Engenharias, junto com outros professores colaboradores que já participaram da equipe em anos anteriores. No ano de 2019 a equipe PegAzuls AeroDesign participou da 21° competição nacional SAE Brasil, realizada no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial localizado em São José dos Campos – SP, conseguindo alcançar a marca inédita na história da equipe de 10° colocado geral do Brasil e América Latina, na categoria regular dentre todas as 58 equipes participantes, e 3° colocada dentre as equipes da região norte-nordeste, além de garantir o 1° lugar em retirada de carga e 7° lugar em acuracidade de projeto.

Protótipo 2021 do PegAzuls/Foto: Cedida

PROTÓTIPO – No ano passado (2020), a equipe optou por um modelo de aeronave inédito em sua história até então, o avião biplano. Como o nome pode sugerir, é uma aeronave que é constituída de 2 asas, permitindo uma maior quantidade de carga. Apesar das vantagens,

apresenta novos desafios de projeto e de manufatura dos quais a equipe ainda não havia se deparado. Agora em 2021, o mesmo conceito vem sendo utilizado, dessa vez, buscando corrigir os erros do ano anterior e aperfeiçoando os pontos positivos.