Alertar a comunidade ufersiana para conviver e superar os desafios advindos com a pandemia do novo Coronavírus. Esse é o objetivo da campanha educativa desenvolvida pelas Assessorias de Comunicação e, de Combate ao Covid-19 da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. A ideia é trazer de forma simples e bem humorada dicas sobre cuidados, prevenção, saúde mental, bem-estar físico, além de mostrar que a Universidade se importa com a comunidade acadêmica e que, principalmente, enxerga as dificuldades pela qual todos estão passando.
“Com essa campanha vimos atender uma demanda da Assessoria Especial de Combate ao Covid-19 para uma comunicação mais acolhedora com os diversos segmentos da Universidade. É importante que estejamos atentos aos cuidados preventivos é também que sejamos conscientes do nosso papel dentro da Universidade”, afirmou o jornalista Júnior, responsável pelo Setor de Comunicação da Ufersa.
Passos acrescentou ainda que na mesma intensidade que a comunidade acadêmica precisa da Ufersa, a instituição também precisa das pessoas. “Essa é a mensagem de cuidado e pertencimento que queremos deixar”, ressaltou. As postagem sempre estão acompanhadas de mensagens positivas.
A campanha, que está sendo veiculada pelas redes sociais oficiais da Universidade (Instagram e Facebook) e pelo e-mail institucional dos servidores, traz os títulos: UFERSA COM VOCÊ, voltada para o público discente e, SER UFERSA, direcionada para os técnico-administrativos e docentes. A frequência da postagem é de três vezes por semana, de forma intercalada.
“Essa campanha materializa a necessidade de sermos mais humanos e tolerantes com o próximo, considerando que ninguém está totalmente bem. Perdemos muitas vidas, economicamente muitas pessoas são afetadas e, consequentemente, amplia-se as vulnerabilidades sociais. Então, o desejo é de fato, por dias melhores”, considerou a assistente social, Fernanda Kallyne, assessora da reitoria nas ações de combate ao Covid-19.
Idealizada pela Assessoria de Comunicação da Ufersa, a campanha tem direção do jornalista Passos Júnior, responsável pela criação das peças, juntamente com os jornalistas Renata Jaguaribe, Higo Lima. Já a programação visual é toda assinada pelo servidor terceirizado, Adson Iwry (web design).
A campanha traz uma identidade visual própria para cada público a que se dirige. São elementos específicos como cores, formatos e mensagens. Com relação aos discentes as TAGs vão apresentar características mais jovens e divertidas, sobre cuidados, dicas envolvendo o tema da pandemia do novo Coronavírus, mas de forma positiva.
Já as TAGs voltadas para os servidores vão abordar além dos cuidados que devemos ter com relação à Covid-19, uma mensagem de pertencimento e de importância dos mesmos para a Universidade, com enfoque também para o trabalho remoto. A campanha que teve início no dia 03 de maio vai prosseguir até o dia 16 de junho de 2021, totalização 20 postagens, sendo 10 para cada segmento.