Ufersa adere à Políticas Internas de Apoio à Pesquisa e à Pós-Graduação

Estudante, Pesquisa 7 de maio de 2021. Visualizações: 1148. Última modificação: 10/05/2021 09:50:22

|Ufersa trabalha para conquistar novas bolsas de pós-graduação fazendo valer a política de assistência estudantil/Foto: Eduardo Mendonça

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, implanta o Programa de Apoio voltado a Pesquisa e a Pós-Graduação. “São recursos de custeio a serem utilizados de acordo com as prioridades que cada um estabelece na sua política de crescimento e consolidação”, explicou a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da Ufersa, professora Débora Façanha.

professora Débora Façanha, pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da Ufersa

Atualmente a Ufersa conta com 18 programas de Pós-Graduação, dos quais apenas três são considerados consolidados segundo os critérios da CAPES. O programa de Fitotecnia, com conceito 6 e, os Programas de Ciência Animal e PRODEMA, ambos com conceito 5. “Tanto para os programas consolidados quanto para os emergentes e os em consolidação, é fundamental que a Universidade estabeleça políticas de apoio financeiro visando à qualidade das pesquisas desenvolvidas, assim como à formação de mestres e doutores”, considera a pró-reitora, Débora.

A professora adianta que a distribuição orçamentária proveniente do Programa de Apoio aos Programas de Pós-Graduação, representa 34,5% do orçamento destinado a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação para o exercício de 2021, para despesas de custeio. Cada Programa de Pós da Ufersa possui valores que variam de R$ 15 a R$ 55 mil, totalizando recursos na ordem de R$ 400 mil.

Bezerra Jr, mestrando do PROFINIT, diz que a bolsa vai possibilitar a conclusão do curso/Foto: Cedida

BOLSAS NAS PÓS – A maior parte das bolsas que possibilita a permanência de discentes nos Programas stricto sensu é concedida por órgãos governamentais, sobretudo a CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoa de Nível superior, através do Programa de Demanda Social (DS). “O objetivo é apoiar discentes com a concessão de bolsas de mestrado e doutorado, visando à formação recursos humanos de alto nível necessários no país”, ressalta a professora Débora Façanha.

A pró-reitora ressalta ainda que nos últimos anos houve um decréscimo no número de bolsas concedidas, havendo, inclusive, programas que perderam 100% das bolsas CAPES – DS.  Somam-se a essas demandas os novos programas em rede nacional, que A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação precisa abraçar.

Nesse sentido, a Ufersa vem trabalhado para conquistar novas bolsas fazendo valer a política de assistência estudantil. Um exemplo é o Programa Institucional de Bolsas para Permanência Estudantil lançado neste ano (2021). Até o momento já foram garantidas três bolsas de Mestrado para o Programa de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, no valor de R$ 1.200,00 e, outras três bolsas de Doutorado no Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente, no valor de R$ 1.600,00.

Um exemplo da importância desse programa para manter os estudantes de pós-graduação na universidade é o caso do discente, Francisco Fernandes Bezerra Júnior, que concluiu o curso de Engenharia Mecânica na Ufersa e, ingressou no Mestrado PROFINIT. Bezerra Júnior confessa que se não fosse essa ajuda financeira não teria condições de permanecer no Programa. “Optei seguir a carreira acadêmica e continuar meus estudos contando com o apoio financeiro da minha mãe, porém, ela veio a obtido no último mês de dezembro, por complicações do Covid-19, e fiquei sem nenhum apoio financeiro”, contou.

Segundo o estudante, os meses subsequentes foram muito difíceis para continuar estudando devido às dificuldades financeiras. “Entendo a importância da Ufersa investir na formação dos estudantes para dedicação exclusiva aos programas de pós-graduação. Eu sei do meu dever como pesquisador e irei fazer jus a esse investimento”. Bezerra Júnior diz ainda que a bolsa pra ele veio como uma salvação para que ele possa realizar o sonho de seguir a carreira acadêmica.