Ciclo de Debates discute ética e representatividade feminina nas profissões de Engenharia

Estudante, Eventos 7 de maio de 2021. Visualizações: 473. Última modificação: 07/05/2021 13:58:51

A primeira edição do Ciclo de Debates sobre Ética e Representatividade Feminina nas Profissões de Engenharia é uma iniciativa com a finalidade de aproximar os/as estudantes dos cursos de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Agronomia, Ecologia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Zootecnia às atuais discussões que envolvem as questões éticas nas áreas que irão atuar.

Ao todo, o projeto conta com cinco encontros, cada um norteado por um tema, sempre com o objetivo de demonstrar a importância da ética na atuação profissional, identificando quais são as principais dificuldades enfrentadas na prática dos profissionais da engenharia. As duas primeiras rodadas de discussão já aconteceram em abril, nos dias 22 e 29, e, agora no mês de maio, mais três encontros estão previstos.

No dia 6/5, a facilitadora Jucirema Ferreira apresentou a temática “Ética para a nossa vida: caminhos pra uma abordagem ética nas pesquisas científicas”. Na sequência, dia 13 de maio, a pesquisadora Thariny Teixeira Lira irá discutir “A Responsabilidade Civil e Penal por atos praticados na atuação profissional”. Fechando o primeiro Ciclo, Cristina Baldauf expõe sobre o tema “As mulheres e a produção de pesquisa científicas: desafios e perspectivas”, no dia 20 de maio.

A iniciativa do Ciclo de Debates visa destacar as dificuldades das profissionais mulheres no mercado de trabalho e discutir estratégias para o enfrentamento e superação da desigualdade de gênero na engenharia na transversalidade das práticas do conjunto da profissão.

Programação de maio do I Ciclo de Debates