Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Ufersa busca parceria para Projeto de Educação Fiscal em Mossoró

Extensão 4 de maio de 2021. Visualizações: 739. Última modificação: 04/05/2021 22:13:33

Um dos grandes desafios dos micros e pequenos empresários é atender as exigências fiscais das três esferas do governo (Municipal, Estadual e Federal), ocasionando muita inadimplência perante o fisco. Diante dessa realidade, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, está colocando em prática o Projeto Regulariza voltado para a educação fiscal. Já em funcionamento em Angicos o projeto chega agora a Mossoró e precisa de parcerias.

O objetivo é realizar assessoria contábil e gerencial para micro e pequenas empresas de Mossoró e Região, afetadas pela pandemia do Novo Coronavírus. O Regulariza tem como metodologia analise documental e fiscal, como também entrevista periódica com os pequenos empresários. “Vamos analisar a melhor maneira de regularizar as empresas perante o fisco, com o estudo das demonstrações contábeis. Com base no que for coletado vamos trabalhar a parte gerencial dessas entidades”, adiantou o professor Moisés Ozório, idealizado do projeto de extensão.

Prof. Moisés Ozório, coordenador do Regulariza/Foto: Cedida

O foco é os micros e pequenas empreendedores com pendencias fiscais. “Vamos levar informações sobre as obrigações fiscais e, a partir de cada caso, apontar as alternativas para a sua regularização”, adiantou. O professor acredita que a ação pode resultar na volta desse segmento ao mercado, aquecendo a economia local, gerando emprego e renda.

O Projeto Regulariza já acontece em Angicos e a ideia agora é ampliar para Mossoró, Caraúbas e Pau dos Ferros. “Como se trata de um projeto sem nenhum financiamento, estamos abertos para receber parcerias das entidades que representam os setores do comércio e serviços”, pontuou o professor Moisés Ozório.

O professor adiante que quem tiver interesse em Participar do Regulariza basta fazer contato através do e-mail: regularizaufersa@gmail.com. A partir daí, um canal será aberto para um encontro online e, posteriormente, a análise da situação da empresa. “Os professores da Ufersa envolvidos no projeto vão poder desenvolver o ensino aprendizagem com casos práticos. O projeto trará à tona a importância da contabilidade, responsabilidade fiscal e tributária”, considerou Moisés Ozório.